Dia Internacional da Língua Materna

Você já se pegou criando uma situação inteira para explicar o significado de uma única palavra em alemão? Já teve aquela sensação que a língua alemã tem palavras intraduzíveis? Para celebrar o dia internacional da língua materna, trouxe 3 exemplos que não encontram uma palavra simples e única em português.

Intraduzíveis…

Que fique claro: a ideia de palavra intraduzível é uma brincadeira. Tudo pode ser traduzido, ainda que a gente tenha que dar uma volta ao mundo para explicar o significado. Os exemplos foram escolhidos pelos quesitos gosto pessoal e curiosidade. Naturalmente que a língua alemã oferece muitas outras palavras: mais intrincadas, mais longas e/ou de pronúncia mais difícil.

A primeira palavra é:

Kummerspeck

Desmembrando a palavra temos: Kummer + Speck. Mas o que seria isso? Confesso que a foto não traz aquela explicação incontestável, mas com um pouco (ou bastante) criatividade, dá para chegar no significado. Não, não existe uma palavra em português para isso.

A próxima palavra é:

Sandkastenfreund

Essa talvez seja mais fácil: (Sand+Kasten)+Freund. Eu acho tão fofinha! Neste caso não temos uma tradução palavra por palavra, mas existem outras expressões que transmitem o mesmo significado.

E por fim, escolhi:

Waldeinsamkeit

Apesar da beleza, não encontro uma palavra simples em português com o mesmo significado. É um sentimento bonito e já pude senti-lo nas florestas e bosques daqui. Desmembrando para tentar ajudar: Wald+einsam+keit (sufixo). É uma daquelas palavras que a gente tem que explicar e ainda assim corre o risco de não ser bem compreendido.

Então já está valendo! Coloque suas dicas nos comentários! Sabe o que é mais legal? Não há certo nem errado, uma vez que essa palavras não existem em português. Então vamos exercitar a criatividade e brincar. A brincadeira com o idioma é coisa séria: ela pode ajudar muito na compreensão da língua.

Bem, no próximo artigo eu volto para trazer o significado dado pelos dicionários alemães.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *