Festa das cerejeiras em flor
Quando as cerejeiras começam a florir, é sinal que o inverno chega ao fim e a primavera começa. A festa das cerejeiras em flor é celebrada em muitas partes do mundo, mas a tradição de contemplar a beleza das flores vem do Japão.
Hanami
A tradição japonesa de contemplar a floração se aplica especialmente às flores da cerejeira, mesmo que outras árvores como a ameixeira e o pessegueiro floresçam antes.
A bela flor da cerejeira – Sakura, em japonês – é um importante símbolo da cultura japonesa. É uma flor muito delicada e não dura muito tempo. Logo elas já caem no solo, o que é também um bonito espetáculo.
Festa das cerejeiras em Berlin
Há dez anos a festa é comemorada no parque público Gärten der Welt – Jardins do Mundo – em Marzahn, Berlin.
Apesar de todos esses anos aqui, esta foi a primeira vez que tudo conciliou e eu finalmente consegui estar presente na Kirschblütenfest.
Foi lindo! Apesar da fila quilométrica na entrada, do sol que insistia em se esconder e do vento gelado, valeu a pena. Passear debaixo das cerejeiras cheias de flores rosadas e brancas foi relaxante. É diferente ver uma ou duas cerejeiras floridas e ver um monte delas juntas ao mesmo tempo.
Quando o vento batia, as delicadas flores caiam como se fossem flocos rosados sobre nossas cabeças. Logo as flores formaram um tapete no gramado e nos caminhos. Muita gente estendeu a toalha e ficou deitada debaixo das árvores. Para mim ainda estava geladinho demais para ficar deitada na grama e preferi me manter em movimento.
A festa se concentrou nos jardins japonês, coreano e chinês. Teve apresentações musicais, demonstração de artes marciais, workshops de caligrafia oriental, concurso de cosplay e, claro, barraquinhas com comidas e bebidas típicas.
A festa é um único dia, mas quem quiser pode ainda fazer uma visita ao parque e contemplar a delicada beleza das cerejeiras em flor.
Gostou? Leve um pouquinho da beleza dessas flores aos amigos e compartilhe este artigo.
Interessante, gostei.
Obrigada 🙂