Suco para o calor

Dentro de poucos dias o verão terá seu início oficial, mas onde estão os dias ensolarados e de brisa morna da primavera? Pois é, su-mi-ram! Faz pouco mais de um mês que consegui desligar o aquecedor de vez. Ainda não consegui comer mais que dois dias seguidos na mesinha que tenho na varanda porque o vento frio e forte retorna a qualquer instante. Haja persistência, viu? Mesmo assim não deixo de aproveitar frutas e legumes da estação: pelo menos o estômago (ah, coitado!) deve pensar que estamos chegando no verão.

Rabarbar, Rebarba, Rui brabo, Rui o quê?!

ruibarbo

Ruibarbo: talos avermelhados

É ruibarbo. Até eu chegar nas terras germânicas, nunca tinha ouvido falar deste legume que é usado como fruta. Coisa louca, viu? Ele tem um gostinho meio azedinho no final. Por isso, no âmbito da culinária ele é visto como fruta. Os talos do ruibarbo são utilizados no preparo de compotas, geléias, bolos ou sucos. Porém, fique longe das folhas porque seu consumo pode causar vômitos e problemas na circulação sanguínea e nos rins.

O ruibarbo é rico em potássio, cálcio, fósforo e magnésio, além das vitaminas C, A, B1 e B2. Devido à alta concentração de cálcio, pessoas com problemas de cálculos renais e biliares devem ter cuidado para não exagerarem no consumo de ruibarbo.
Tomando essas precauções, do ruibarbo dá para fazer um suco refrescante e gostoso para os dias de calor (mesmo que esses dias sejam uma ilusão da sua cabeça).

O suquinho

ruibarbo picadinho

Ruibarbo na panela com água e açúcar: pronto para ir ao fogo

Se você encontrar ruibarbo aí por perto, tente fazer o suco. É muito fácil!

  • 1kg de ruibarbo
  • 1,5l de água
  • 5 colheres de sopa de açúcar (há receitas que indicam uma quantidade maior, mas acho desnecessário porque é possível adoçar depois)

Lembre-se que só utilizamos os talos! 

  1. Lave bem os talos tirando qualquer resto de terra.
  2. Corte em pedacinhos e coloque numa panela grande com a água e o açúcar para cozinhar por cerca de 15 minutos. Os pedaços devem ficar cozidos a ponto de se desmancharem.
  3. Depois de cozido, coe o suco.
  4. Despeje o suco numa panela limpa e ferva por alguns minuto.
  5. Deixe esfriar, adoce (se precisar) e sirva geladinho.
Suco de ruibarbo

O suco de ruibarbo pronto para ser consumido! Ele fica com um tom meio rosado.

Variação 1: encha um copo até quase a metade com o suco de ruibarbo e complete com água mineral gasosa geladinha. Se quiser ainda coloque umas duas ou três folhinhas de hortelã. Fica uma delícia.

Variação 2: misture a mesma medida (100 ml, por exemplo) de suco de ruibarbo e espumante ou prosecco. Complete com o copo com gelo e já está pronto um ‘Hugo Rosé’.

Você já comeu ruibarbo? O que achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *