Suco para o calor
Rabarbar, Rebarba, Rui brabo, Rui o quê?!

Ruibarbo: talos avermelhados
É ruibarbo. Até eu chegar nas terras germânicas, nunca tinha ouvido falar deste legume que é usado como fruta. Coisa louca, viu? Ele tem um gostinho meio azedinho no final. Por isso, no âmbito da culinária ele é visto como fruta. Os talos do ruibarbo são utilizados no preparo de compotas, geléias, bolos ou sucos. Porém, fique longe das folhas porque seu consumo pode causar vômitos e problemas na circulação sanguínea e nos rins.
O suquinho

Ruibarbo na panela com água e açúcar: pronto para ir ao fogo
Se você encontrar ruibarbo aí por perto, tente fazer o suco. É muito fácil!
- 1kg de ruibarbo
- 1,5l de água
- 5 colheres de sopa de açúcar (há receitas que indicam uma quantidade maior, mas acho desnecessário porque é possível adoçar depois)
Lembre-se que só utilizamos os talos!
- Lave bem os talos tirando qualquer resto de terra.
- Corte em pedacinhos e coloque numa panela grande com a água e o açúcar para cozinhar por cerca de 15 minutos. Os pedaços devem ficar cozidos a ponto de se desmancharem.
- Depois de cozido, coe o suco.
- Despeje o suco numa panela limpa e ferva por alguns minuto.
- Deixe esfriar, adoce (se precisar) e sirva geladinho.

O suco de ruibarbo pronto para ser consumido! Ele fica com um tom meio rosado.
Variação 1: encha um copo até quase a metade com o suco de ruibarbo e complete com água mineral gasosa geladinha. Se quiser ainda coloque umas duas ou três folhinhas de hortelã. Fica uma delícia.
Variação 2: misture a mesma medida (100 ml, por exemplo) de suco de ruibarbo e espumante ou prosecco. Complete com o copo com gelo e já está pronto um ‘Hugo Rosé’.
Você já comeu ruibarbo? O que achou?