Barbapapa

Hoje, quando fui fazer minha primeira pesquisa, me deparei com um Doodle celebrando os 45 anos de criação dos Barbapapas. E aí você se pergunta: Barba quem? Continue lendo que você já vai saber.

Livros e desenhos

Os Barbapapas eram personagens de uma séria de livros infantis e que mais tarde virou uma produção para a TV.  O Barbapapa – o pai – foi criado na França por um casal binacional – ele, americano; ela, francesa. Ele tenta se adaptar ao mundo dos humanos. O papai encontra a Barbamama e juntos formam uma grande família. Traduzido ao pé da letra, significa ‘barba do papai’, mas é o nome dado ao algodão-doce em francês.
O desenho foi exibido no Brasil no final dos anos 70 e início dos anos 80. Já na Alemanha, ele fez sua estréia na TV em 1974.
Esta é a abertura em português:
Agora abertura e um episódio em alemão:
Apesar de ter muitos fãs e gente com saudade dos Barbapapas, o Doodle de hoje não está disponível para visualização no Brasil (corrijam-me se estiver errada). Que pena!

A família Barbapapa

A família é composta pelo o pai, a mãe e mais 7 crianças. Cada um tem uma cor e uma habilidade diferente. Todos eles têm a capacidade de mudar de forma e sempre usam esse poder para ajudar os outros. Ao falar ‘Clickety click – Barba trick’, eles mudam de forma. Em alemão, eles falam ‘Ra-Ru-Rick, Barbatrick’. Não sei o que eles falam em português. Se alguém souber/lembrar e puder postar nos comentários, eu agradeço imensamente.
Bem, o desenho é calmo e muito focado na ideia de união, ajuda e proteção do meio-ambiente. Vendo o desenho hoje, ou seja, 45 anos depois da sua criação, acho que é mesmo a cara dos anos 70! É um desenho bem ‘paz e amor’. Para mim, tem um toque meio psicodélico essa coisa de trocar de forma. Diria até que, por influência do espírito da época, o mudar de forma talvez estivesse apontando para a necessidade de transformação das pessoas.
É uma pena que hoje existam mais programas para as crianças passando violência e desunião que mensagens positivas. Tô sozinha nessa ou mais alguém concorda?

2 Responses to “Barbapapa

  • Esse nome não me é estranho, mas não me lembro de ver esse desenho…. o.O

    • Tati, acho que você não viu mesmo esse desenho. Digamos que o desenho não seja compatível a sua idade kkkkk Só se foi a reprise da reprise, entende?
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *