Novembro especial

O ano tem 365 dias o que faz com que datas importantes ao longo da história acabem coincidindo. No caso da Alemanha, essa data é 9 de novembro. É natural que as pessoas se recordem de fatos mais recentes, mas a data de hoje não é apenas a queda do Muro de Berlin.
9/11/1918
Com a derrota do Reich Alemão na I Guerra Mundial, iniciou-se uma revolução que ficou conhecida pelo nome Novemberrevolution. Foi durante essa revolução que a monarquia deu lugar a uma república democrática parlamentarista.
9/11/1938
Foi na noite do dia 9 para o dia 10 de novembro – Kristallnacht ou Reichspogromnacht – que se deu uma série de atos de extrema violência contra os judeus. Lojas, sinagogas e moradias de pessoas identificadas como sendo judias foram destruídas e incendiadas. A data marca a passagem da discriminação para perseguição oficial dos judeus. Só nessa noite foram deportadas para campos de concentração cerca de 30.000 pessoas.

9/11/1989

Invaliedenfriedhof: o Muro passava pelo cemitério. Agora balões iluminados marcam o local.

©Cerveja e Salsicha | Invaliedenfriedhof: o Muro passava pelo cemitério. Agora balões iluminados marcam o local.

Um muro que dividiu a cidade e seus habitantes caiu após 28 anos. Ainda lembro de imagens diretamente de Berlin no noticiário da noite. Naquela altura da vida, nunca poderia imaginar que anos depois eu estaria justamente na cidade do Muro.
Quis o destino que eu parasse em Berlin. Quis o destino que eu morasse na antiga parte Oriental da cidade. Quis o destino que eu conhecesse muitos alemães da antiga Alemanha Oriental e daí nascesse uma amizade e um carinho muito grande. Nesses anos que estou aqui, ouvi histórias, muitas histórias dessa divisão: gente que fugiu, gente que pediu formalmente para sair, gente que ficou, gente que foi espionada… São muitas histórias. Ouvi cada uma delas sempre com muito interesse e me afeiçoei a cada uma delas. Por isso, esse 9 de novembro tem um gostinho especial.
Um fato não tira a importância de outro. São atos de violência, abuso de poder, discriminação, perseguição, limitação da liberdade que nunca devemos esquecer. Hoje comemoramos aqui, mas eles continuam acontecendo em outras partes do mundo e podem sim acontecer novamente com qualquer outra nação.
Bem, agora é momento de ir para fora apesar do clima úmido e frio que está fazendo hoje. Depois volto com impressões sobre as comemorações. Enquanto isso, veja algumas fotos e vídeos feitos nos dois primeiros dias da comemoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *