Aprendendo palavras básicas em alemão com app

Não é a primeira vez que se fala de apps para aprendizagem de alemão aqui. Se você quer conhecer os outros que já foram abordados, clique em app
O app desta vez é o Basic German da hello-hello. Ele foi desenvolvido em colaboração com The American Council on the Teaching of Foreign Language (ACTFL) e está disponível para iPhone, iPad e Android.

É um app simples que dá para usar quase intuitivamente. No topo da tela ao lado direito, tem o ícone configurações a partir do qual é possível escolher o idioma que servirá de tradução. Não há outras possibilidades de configuração disponíveis.

O curso vem dividido em nove categorias, sendo que a penas a categoria Diversos é grátis. As outras custam 3.99US$ cada uma.

Categorias

Elas podem ser vistas como grupos ou listas. Escolha uma e você terá acesso às subcategorias. Na categoria Diversos, por exemploestão disponíveis 9 subcategorias, entre elas esportes, profissões, vegetais e frutas.

Cada subcategoria apresenta na parte baixa da tela três modos de aprendizagem e um de prática: lista, flashcards, imagens e pratique.

Modos de aprendizagem

Hello-Hello listas

lista – são mostradas fotos com o nome em alemão junto com o artigo e ao lado uma lista de palavras em português. A palavra correspondente à foto fica destacada.
flashcards – cada foto vem acompanhada de subtítulo em alemão que ao ser tocada mostra a tradução em português. Pode ser feito também de forma inversa, ou seja, do português para o alemão. Além disso é possível escutar as palavras através do ícone do auto-falante.
imagens – é possível ver todas as fotos de uma subcategoria acompanhadas do subtítulo em alemão.

Modo de prática

ler – para cada foto são dadas quatro opções. Toque e arraste a opção correta para a foto. A foto não muda enquanto não estiver certo.
falar – as fotos são mostradas com uma lista em português e a palavra correta vem destacada. Abaixo da foto estão os botões para gravar voz, ouvir e conferir a pronúncia. É bom porque treina também a memória, mas caso você esqueça a palavra em alemão, o ícone mostrar texto ajuda.
ouvir – a foto correta deve ser escolhida de acordo com o que se ouve.
escrever – as palavras devem ser escritas acompanhadas dos respectivos artigos. Basta clicar em confirmar que escrever com artigo, clicar em confira. Aqui tem também o ícone do auto-falante para quem esqueceu a palavra em alemão.
Hello-Hello ler        Hello-Hello ouvir
Hello-Hello escrever        Hello-Hello falar

Conclusão

O app é bom para treinar o vocabulário e memorizar as palavras com seus artigos.  Outro ponto positivo é a inclusão do áudio e da possibilidade de gravar a própria voz.  Naturalmente que esse trabalho de pronúncia é apenas uma ajuda, pois outros fatores influem na pronúncia correta. Mesmo assim é muito melhor do que não ter nada.
Na opção escrever do modo de prática, poderia passar automaticamente de uma foto para a seguinte uma vez que a palavra estivesse certa. Seria uma forma de sinalizar que está tudo correto e também seguir o padrão dos outros modos.
Fora isso, é um app bem visual que pode ajudar bastante nos níveis iniciais. Você já conhecia? Já experimentou. Conte sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *