Dia da língua alemã

No próximo dia 13, acontece a 14ª edição do dia da língua alemã’. O dia é celebrado no segundo sábado de setembro. Entre os principais objetivos estão:
  • criar uma consciência da língua a fim de evitar o uso desnecessário de palavras estrangeiras
  • mostrar a importância do conhecimento sólido da língua materna para todas as áreas da vida
  • apoiar o bom uso da língua escrita e oral
  • lembrar que todas as línguas têm o mesmo valor

Este ano, o tema é “Deutsch ist die Sprache der Verbraucher” (alemão é a língua do consumidor). Numa época na qual as línguas vêm incorporando cada vez mais palavras estrangeiras desnecessárias, especialmente da língua inglesa, me parece uma boa ideia dos organizadores valorizar o alemão. Pegando uma carona na data, os próximos artigos serão voltados para alguma forma de expressão da língua alemã.

Die neuen DeutschPoeten

O campo da música é bastante sensível no que se refere idioma estrangeiro. Concordo que alguns estilos parecem feitos sob encomenda para determinados idiomas, mas isso não impede de sermos surpreendidos por uma nova combinação. Gosto da mistura de bossa nova cantada em inglês, por exemplo. Chato mesmo é ficar pensando que só é possível fazer sucesso numa determinada língua.
Foi assim que uma rádio de Berlin iniciou há quatro anos um festival de bandas e cantores alemães. A ideia era trazer ao palco artistas que cantavam em alemão. Alguns artistas que inicialmente cantavam em inglês passaram a compor e a cantar em alemão (em alguns casos 100%). A mudança de inglês para alemão teve como resultado uma interação direta e imediata entre artistas e público.

Música em alemão

É legal cantar músicas estrangeiras, mas tem uma coisa especial em ouvir aquela música no seu idioma materno, entender tudo de cara, cantar junto sem medo da pronúncia. Com os alemães ão seria diferente: eles gostam de ouvir artistas que cantam em alemão. Não é à toa que em festivais como esse organizado pela estação de rádio, os ingressos acabam rapidinho.

Estilos da música alemã? Tem de tudo um pouco. Bem, na verdade devo dizer que nunca ouvi um pagodão em alemão. Fico imaginando como seria… Brincadeiras à parte, alguns estilos parecem que se encaixam melhor com o idioma do que outros.

Fazer lista é sempre delicado, pois elas sempre têm algum tipo de injustiça… Então se você gosta de música alemã ou quer utilizá-las para aprender a língua (excelente ideia!), um bom lugar para começar sua pesquisa é o site Laut. Lá é possível procurar por banda, gênero, canção, entre outros. outra ideia é procurar no Wikipedia. A entrada Musik in Deutschland está boa e leva a artigos mais completos sobre diferentes gêneros.

Deixo aqui apenas dois exemplos para encerrar este artigo. O primeiro é Cro, artista que se auto-entitula cantor de “raop”, ou seja, de uma mistura de rap com pop. Ele canta sempre com sua máscara de panda. O segundo é uma cantora, Larissa Sirah Herden,  mais conhecida como Lary. Foi ela quem ganhou o New Music Award – uma das principais premiações para músicos jovens na Alemanha – no último sábado. Depois me diga o que você achou 😉

Cro – Traum
Lary – System

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *