WM 2014: a Copa no Brasil

Salgadinhos do Brasi

Tudo agora leva o nome Brasil…

Com a Copa cada vez mais perto, não é apenas a temperatura que está abrasileirada. A Alemanha, além do schwarz-rot-gold, aos poucos vai ficando também verde-amarelo.

Festas e eventos

Quase tudo que está acontecendo ou vai acontecer por aqui nas próximas semanas, tem um gancho com o Brasil. São palestras, exposições e shows que tentam mostrar para o público alemão um pouco mais do país da Copa.
Como de costume, haverá telões instalados em locais públicos passando os jogos. Em Berlin, na Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo) acontecerá a Copa da Cultura 2.0. Seguindo o modelo da Copa de 2006 que aconteceu aqui na Alemanha, a programação inclui bate-papos e shows. Ed Motta, Sergio Mendes, Emicida, entre outros, são alguns dos artistas que se apresentarão no local.
Outros locais sempre muito concorridos pelo público são Fanmeile, no Brandenbruger Tor, Allermunde, na Hauptbahnhof, e  a área livre da Kulturbrauerei. Quem prefere estar no meio de menos gente, pode procurar assistir num dos muitos bares da cidade. Mas atenção: os bares mais famosos também transbordam de gente. O segredo é chegar cedo.

Die Nationalmannschaft

latinhas com nome de jogadores da seleção alemã

‘A Copa somos todos nós’ Série de latinhas com o nome dos jogadores

Um time sem torcedores? Sem graça, não é mesmo? Para dar uma força ao time alemão, também chamado de DFB-Elf e Nationalelf, e colocar os torcedores no clima da Copa foram lançadas latinhas de refrigerante com o nome dos jogadores que estarão defendendo o título para a Alemanha.

Parte do ‘kit’ de torcedor, que especialmente as crianças gostam, é o álbum da Copa. Não faltam também cornetas, bandeiras, camisas e chapéus para o povo mostrar seu incentivo ao time.

Copa do verão

A Copa acontecerá durante o verão europeu. Em alguns locais, as férias escolares só começarão quase no final da Copa ou até mesmo depois. Com a diferença de 5 horas, alguns jogos serão transmitidos às 22 horas na Alemanha. Pensando nas crianças e adolescentes que querem ver os jogos mas no dia seguinte têm aula cedo, algumas regiões, como Brandenburg, já deram sinal verde para as escolas decidirem se começarão as aulas mais tarde ou não.
Quem já passou da idade de ir para escola, não deve contar com colher de chá. Nem mesmo quando a Copa aconteceu aqui, foi feriado em dias de jogos da Alemanha. E desta vez com os jogos à noite morre qualquer possibilidade de ter dia livre.
Apesar das notícias de protestos e problemas durante a fase de preparação para a Copa que chegaram maciçamente até aqui, a impressão é que os alemães estão torcendo para que tudo dê certo e seja uma festa animada, do jeito que os brasileiros sabem dar.
Quais são suas expectativas para a Copa? Você acha que as pessoas no local onde você mora estão animadas?

4 Responses to “WM 2014: a Copa no Brasil

  • Ameeeeei esse post! <3 (E mais ainda a foto da latinha do Basti)

    Aqui no Brasil, vejo muita gente focada nos problemas de atrasos de obras, desvio de verbas e tudo mais. Isso acaba tirando a atenção das pessoas pra festa linda que é a Copa do Mundo. Eu estou animada para o evento, apesar dos pontos negativos. Torço para a Alemanha mesmo sendo brasileira, sei que não vai ser fácil lidar com tantas lesões no elenco, mas aqui é rumo ao título!!!

    Li em um site que a confiança dos alemães é que não está lá grandes coisas. Uma porcentagem muito pequena acredita que a taça irá para as mãos dos germânicos. Tem percebido isso, Lu?

  • Bem, Tati, acho que infelizmente os campeonatos esportivos foram ficando cada vez mais longe do espírito do esporte e cada vez mais perto do interesse de patrocinadores.

    Apesar de tudo de negativo que está girando em torno desta Copa, estou torcendo para que saia da melhor forma possível. Ficar torcendo para dar errado é para mim como dar um tiro no próprio pé… Pode ser muito pior do que se possa imaginar.

    Os alemães com quem conversei sobre a Copa se mostraram mesmo um pouco desanimados e descrentes que eles tragam a taça. Vamos ver, né?
    Bjs

  • Pelo jeito o povo anda bem animado na Alemanha, hein?
    Por aqui as coisas ainda continuam brandas, talvez seja porque o país não irá participar da Copa. Mas quem sabe o povo acorde na semana que antecede o evento.
    Gostei de ver as fotos! 😉
    Beijos.

  • Não sei se é o povo que está animado… Acho que quem está animado mesmo é o comércio e toda a área de entretenimento, pois colocar verde-amarelo atrai compradores/consumidores neste período 😉
    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *