Procure um veterinário

Dois dentes superiores incisivos mais compridos que o restante da arcada superior, peito carinado, rugas no músculo orbicular: parece coisa de outro mundo? Por isso que a linguagem popular logo arruma umas palavrinhas mais fáceis para falar sobre esses problemas e vê no mundo animal sua fonte de inspiração.

Isso ocorre em várias línguas e o alemão não fica de fora. Pode não ser politicamente muito correto, mas com certeza a compreensão é muito mais rápida se falarmos dente de coelho, peito de pombo e pé de galinha – as palavras que estão no início deste texto.
nome alemão para certas características

Von Hälst du mich für eine Bratwurst, oder warum gibst du deinen Senf dazu?

Problemas

Encontrei dias desses um cartoon engraçado sobre essa situação. De tantos problemas com nome de animais, o médico pensa em encaminhar o paciente para o veterinário.
Você sabe quais são os problemas que o paciente tem?

Stiernacken

É o nome dado para o aumento bem  como o excesso de tecido gorduroso no pescoço. Pode ser o sinal de algum problema endócrino. Na linguagem popular é usado para descrever quem tem um pescoção.

Krähenfüsse

Ninguém gosta, mas chega um momento na vida que eles aparecem. São os pés de galinha, aquelas rugas em volta dos olhos que vão denunciando sua idade. Interessante notar que em alemão os pés não são de galinha, mas sim de corvo.

Hühnerbrust

É a característica do esterno e das costelas protuberantes. Em português, fala-se em peito de pombo. Mas na linguagem popular, a palavra pouco tem a ver com a formação dos ossos. Dizer que um homem tem Hühnerbrust significa que ele não tem músculos peitorais desenvolvidos. Para mulheres significa ter os seios muito pequenos.

Hasenzähne

A Mônica tem; Ronaldinho também e até a presidente: é o dente de coelho, conhecido como dentuço. O uso de aparelhos ortodônticos vem diminuindo visivelmente o número de pessoas com essa característica.
Há outras características que levam nomes de animais, mas isso vai ficar para um próximo artigo.

2 Responses to “Procure um veterinário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *