Vocabulário em alemão: ouça e grave

Carnaval está aí! Tem gente que não gosta e aproveita essa paradinha providencial para curtir com amigos e familiares, descansar e ler. Talvez seja um bom momento para testar um novo app para aprender alemão. Por que não? Vale lembrar que já foram apresentados outros apps aqui que merecem uma conferida.

Free WordPower

Sistema operacional móvel: iOS 4.3/Android 2.3.3
Como o nome já diz, trata-se de uma versão gratuita. Com ela é possível aprender as 100 palavras e expressões mais usadas em língua alemã: Germany Top 100 free. Quem quiser investir, a versão completa traz 2000 palavras e está custando 8,99 €.

O que o app oferece

É possível estudar por nível ou categoria. São 10 níveis e 13 categorias, lembrando que na versão gratuita o acesso é limitado. Cada nível ou categoria vem com uma lista de palavras que podem ser estudadas em conjunto ou filtradas em subgrupos temáticos.
Não é apenas mais uma lista entre tantas que já existem por aí. Ao tocar na palavra escolhida, abre-se uma tela onde cada palavra ou expressão é acompanhada de imagem, áudio com a pronúncia, tradução, classe gramatical e gênero.
No canto superior direito, tem uma estrelinha. Ao tocá-la, a palavra que aparece na tela entra para seu banco de palavras pessoal, inclusive com o áudio, permitindo que a pessoa estude aquilo que causa mais dificuldade. Na parte de baixo, há frases utilizando a palavra. Essa frases também podem ser ouvidas na íntegra. Isso é bem legal, pois oferece a oportunidade de ouvir a palavra dentro do conjunto, o que geralmente oferece maiores problemas de compreensão.
O app ajuda também a melhorar a pronúncia, pois é possível gravar sua voz e ouvir, permitindo comparar com o áudio original.

Testando os conhecimentos

No topo das listas, é possível ativar a opção ‘study Flashcards’. Nesse modo aparece somente a palavra. Tocando na setinha, o cartão é virado, apresentando a tradução e o áudio. A pessoa avalia se ela pensou corretamente ou não clicando no botão verde ou vermelho e segue adiante. No término do exercício, aparece o resultado final com a possibilidade de testar novamente o mesmo grupo.

Tem mais!

Na seção ‘Home’, além do acesso aos diferentes níveis e às categorias, existem mais 3 funções: Word of the day, GermanPod 101 e Basic German Resources.
Word of the day envia diariamente uma nova palavra. É ótimo para quem não está com tempo nem paciência para ficar estudando. Para essa dose homeopática de alemão, não é necessário muito mais que um minutinho para manter o vocabulário em forma.  GermanPod 101 é um Podcast com lições e dicas em áudio e vídeo, dividas em 4 níveis diferentes. Por fim, Basic German Resources traz textos sobre os primeiros passos na aprendizagem do alemão.
Na seção ‘Settings’ é possível controlar o volume do áudio, a quantidade de flashcards a ser estudada, tamanho da letra, entre outros. É aqui também que o Word of the Day deve ser ativado para recebimento automático.

Conclusão

Como muitos apps gratuitos limitam (ou nem oferecem) esse tipo de recurso, o ponto forte do Free WordPower é gravação da própria fala. A parte de áudio das palavras e frases é igualmente muito útil. O uso da palavra em frases variadas ajuda a fixar a combinação usuais na língua.
Mas nem tudo é perfeito e tem um ‘porém’: o app trabalha com o par alemão-inglês, não existindo outras combinações. Ainda assim, não descartaria o uso do Free WordPower, justamente por causa dos pontos positivos já apresentados antes. Além disso, o app pode acabar ajudando também com a língua inglesa.
Você já usou o Free WordPower? O que você acha?

6 Responses to “Vocabulário em alemão: ouça e grave

  • Eu sou uma viciada em apps, tenho pra todo tipo de coisa, vouu ver se tem algum bom pra aprender sueco.
    Um beijo e fica com Deus

  • Oi, Renata!
    Se não me engano esse app também tem em outras línguas, entre elas o sueco, mas sempre fazendo par com o inglês.
    Beijo grande e bom domingo 🙂

  • Super dicas Lu, mas só depois que eu aprender o tal do mandarim…hahahaha
    Beijo.

  • Oi, Christine
    Acho que a tarefa de aprender mandarim deve ser mais árdua que a tarefa de aprender alemão rsrsrs
    Esse app você encontra também para aprender mandarim e cantonês.
    Beijos!

  • Lu, obrigada pela dica!
    Acabei de baixar e vou já olhar como funciona! 🙂
    bjão

  • Espero que você goste, Ana!
    Beijo grande 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *