Mingauzinho
E muita gente (eu, inclusive) já estava pensando que este ano não teria inverno, mas ele chegou. Quanto tempo ele vai durar, ninguém sabe ao certo. A verdade é que ele trouxe neve e temperaturas negativas. Daí que nesse friozinho, um mingau quentinho cai bem. Eu gosto muito, você não?
Grieß
Isso nada mais é que sêmola, aquilo que parece uma farinha de textura granulada. A sêmola pode ser de arroz, trigo sarraceno, milho, entre outros. Aqui na Alemanha a sêmola de trigo é muito consumida, especialmente para fazer papinhas para bebês. Existem dois tipos de sêmola de trigo: uma bem fina, chamada de Weichweizengrieß e a outra de trigo duro, chamada Hartweizengrieß. Além das papinhas, a sêmola é usada também na preparação de uma variedade de doces e salgados, como pudins, bolos, sopas e Klößchen.
Grießbrei
Traduzindo ao pé da letra é um mingau de sêmola de trigo, mas a consistência mais durinha lembra um pudim. Quanto mais frio, mais consistente ele vai ficando.
É possível comprar a sêmola em qualquer mercado e fazer o mingau/pudim passo a passo em casa. Porém, para aquele momento preguiça tem uma mistura que é jogo rápido! Basta aquecer o leite até começar a ferver, tirar do fogo e acrescentar a mistura. Em cinco minutos já está pronto.
Confesso que sempre que posso, evito usar misturas prontas, mas para quem não usa muita sêmola, é o ideal. O pacotinho dá para duas porções e acabado!
Depois de pronto é só polvilhar com açúcar, canela, chocolate em pó ou colocar frutas e geléias. Fica uma delícia!
Tem alguma coisa doce que você gosta de comer especialmente no inverno?
Lu, eu AMO esse mingau!
Eu sempre fui de comer mingau no Brasil e nem sabia que existia na Alemanha. Até o dia que minha sogra disse que iria fazer isso e nem soube explicar pra mim o que era, pois ela imaginava que era coisa da Alemanha! hahaha já quando vi suspeitei e quando comi fui lá no céu e voltei! A maior felicidade do mundo pra mim saber que existia mingau na Alemanha! Desde então faço quando tenho vontade. E realmente combina com os dias frios! hum adorei o post!
beijão
Ana
Ana,
fiquei muito feliz que descobri uma parceira de mingau! E eu pensei que ninguém gostasse…
Como mingau tanto no inverno quanto no verão. No Brasil eu também comia bastante rsrsrs Meu mingau favorito é o de aveia <3
Beijo grande!
Oi Lu, sabe que aqui em Saarbrücken o inverno ainda está manso? Quero ou melhor queremos (eu e toda família) ver a neve mas ela insiste em não chegar mas voltando ao assunto do post…
ADORO mingau de aveia desde sempre…delícia.
Beijos,
Fernanda
Lu,
Este mingauzinho agora me deu até fome. Agora respondendo a tua pergunta, eu amo é o arroz doce (Milchreis), mas estes já industrializado só to comendo agora neste tempo de "impossibilidades", mas nada substitui aquela receitinha de arrozinho doce da vovó.
Um beijo pra ti e poxa, dividi este mingauzinho comigo.
Lola
Esse minguau eu não conheço, mas eu adoro mingual de aveia, alias tem aveia na Alemanha?
bjos
Oi, Mari!
Somos duas então: mingau de aveia é bom demais! E tem aveia sim na Alemanha. É só procurar por Hafer 😉
Bjs
Lola,
você jogou pesado agora rsrsrs arroz doce é maldade. A-do-ro! Gosto de comprar o semi-pronto porque fica gostosinho e eu posso incrementar um pouco.
Divido o mingauzinho com o maior prazer. Você tá onde? Se não posso dividir de verdade, que pelo menos seja no pensamento 😉
Bjs
Fernanda,
tudo bem por aí?
Caramba! Mais uma pro grupo das amantes de mingau de aveia 🙂
Olha, aqui na segunda-feira foi um horror porque teve Blitzeis. Foi quase impossível não cair. Só na terça é que veio a neve pra valer. Não sei qual a previsão para aí, mas vou ficar torcendo para cair neve pelo menos um dia para vocês curtirem.
Beijo grande
adoro todo tipo de mingau: aveia, farinha láctea, chocolate e assim vai. me lembra muito minha infância, a mamis sempre fazia! 🙂
acho que sinto tanto prazer de comer porque me traz lembranças muito boas! <3
bom domingo!
bjo
Ai, Ana, que maldade lembrar da farinha láctea rsrsrs É muito bom, mas tem anos que não como… Gostava de fazer o mingau de farinha láctea e colocar banana. Delícia!
Beijos e boa semana!
Oi Lu,
estava lendo sobre você e temos interesses em comum!
Como viste lá no blog, o inverno tb chegou aqui e acho que veio pra ficar!
Grande abraço e obrigada pela visita no blog,
Marília
Oi, Marília!
Obrigada pela visita 🙂
Bem, tão frio como no fim de semana não deve ficar mais…talvez lá pro fim de fevereiro tenha outra queda brusca de temperatura. Enquanto isso, o negócio é curtir a paisagem branca.
Um grande abraço!
Nossa! Bateu uma vontade de Cremogema agora, senti até o cheirinho. Aqui em São Paulo está fazendo um friozinho, tudo a ver com mingau 🙂
Abraços Lu.
Oi, Maria Claudia!
Mesmo estando calor aqui, me bateu uma vontade de comer mingau de Cremogema. É tão bom, mas tem anos que não como 🙁 Aproveite e coma por mim rsrsrs
Um grande abraço!