Aprender alemão brincando

Ter um bom vocabulário é importante em qualquer língua. Tê-lo na ponta da língua e com isso evitar ficar buscando infinitamente as palavras quando se quer dizer alguma coisa é fundamental, mas isso requer treino e exercícios que às vezes cansam, não é mesmo? Pois então, a possibilidade de unir momentos de descontração e aprendizagem sempre parece mais atraente, como nos diversos apps para ensino de línguas disponíveis no mercado.
Neste artigo, falo de dois apps de jogos para aprender e praticar o vocabulário em alemão. Os dois oferecem versões gratuitas relativamente generosas, dando a possibilidade de experimentar antes da compra. Como eles foram criados para quem fala inglês, tudo é trabalhado nas duas línguas: inglês e alemão.

Mindsnacks

Desenvolvedor: Mindsnacks
Sistema operacional móvel: iOS 6.0
Mindsnacks

Word Birds: joguinho de ortografia do Mindsnacks

Antes de iniciar os jogos, é necessário registrar-se utilizando sua conta do Facebook ou um e-mail.
Em seguida, você indica qual é o nível que está mais perto da sua realidade.
São 50 lições de alemão e 9 jogos diferentes desenvolvidos para treinar as habilidades de reconhecimento de imagens, ortografia, memória e reconhecimento de erros. Na versão gratuita, só há uma lição disponível e dois jogos, mas via iTunes Store o app completo custa 4,49€.
Há uma revisão do vocabulário da lição para praticar antes de começar a jogar. A lista é composta por imagens com as palavras em inglês/alemão e áudio. Após o jogo é possível verificar o progresso feito em cada nível e qual a habilidade que foi desenvolvida. Além disso, tem uma listinha com as palavras mais problemáticas durante o jogo.

TopVoc German

Sistema operacional móvel: iOS 5.0/Android 2.2
TopVoc German

TopVoc German: tela inicial

A versão completa trabalha com mais de 3000 palavras distribuídas em 38 tópicos. Na versão gratuita é possível jogar todos os jogos, mas com acesso limitado a 251 palavras distribuídas em 3 tópicos.
As atividades consistem em formar pares, reordenar as letras, ‘caçar’ as palavras, formar palavras com as letras dadas, entre outros. A opção ‘Lexicon’ apresenta todas as palavras de cada tópico em alemão/inglês e é possível também ouvir a pronúncia de cada uma delas.
O sistema de feedback dos jogos é bastante limitado. Não há indicação, por exemplo, da quantidade de acertos e erros ou uma indicação das palavras que precisam de maior atenção.

Conclusão

Quem gosta e necessita de um retorno sobre o desenvolvimento da aprendizagem vai se sentir mais amparado com o app da Mindsnacks.  Porém, se o objetivo é memorizar as palavras seguidas de artigos e de quebra ainda poder ouvir como são pronunciadas, os dois apps vão fazer um bom trabalho.
Apesar da orientação para o público que fala inglês, dá para tirar bastante proveito dos apps mesmo que o nível de inglês seja fraco.
Os jogos tornam a memorização do vocabulário uma tarefa mais leve e divertida. Além disso, como já mencionei aqui, esses joguinhos sempre ajudam a utilizar aquele tempo ‘morto’ em filas, salas de espera, dentro do transporte público, entre outros.
Você já conhecia esses apps? O que você acha?

2 Responses to “Aprender alemão brincando

  • Legal! Eu uso o app da Babbel, que é gratuito e em português. O problema é que ele não exige que a gente memorize os artigos. Mas para gravar as palavras, treinar pronuncia e grafia, é muito bom e viciante. Recomento. Para IOS e Android.

    Ele é sincronizado com o site, então dá pra revisar vocabulário nas duas plataformas.

    Adorei suas dicas, Lu. Vou baixar esses aplicativos também.

  • Boa dica, Tati! Espero que você também goste desses aplicativos que mencionei 🙂
    Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *