Momento cozinha

Confesso: não gosto da maior parte dos serviços domésticos. Acho monótono, improdutivo e consome tempo. Bem, por mais chato que seja, tem que ser feito! Porém, não consigo usar a palavra prazer… É obrigação mesmo!

Esquentando o umbigo no fogão

Agora, cozinhar é outra história. Gosto muito! Talvez porque seja exatamente o oposto de todos os outros serviços. Cozinhar é divertido e criativo. É tão bom experimentar uma nova receita – ou criar em cima de uma receita antiga – e depois poder saborear.
Não sou muito boa para seguir receitas ao pé da letra. Uso muito minha intuição e experiência… e seja o que Deus quiser! Tenho a impressão de que quanto mais se cozinha, mais a gente vai inventando. Até hoje, não saiu nada ruim. Sim, algumas vezes um pouco mais mole ou mais duro do que deveria; outras, mais doce ou mais salgada. O que quero dizer é que nunca tive que jogar fora porque ficou intragável.
O final do verão é uma época boa para aproveitar a oferta de frutas e legumes e preparar conservas em casa. Ainda não me aventurei por esse caminho, mas ganhei de uma amiga um pote de compota de damasco que está divina! Na casa de uma outra amiga, comi saure Gurken, pepinos do tipo Cornichon em conserva, que ela mesma preparou. Ficou muito bom! Essa mesma amiga me presenteou com ameixas fresquinhas, colhidas diretamente do jardim.

Pflaumenkuchen

Pois bem, isso tudo só para dizer que hoje acordei com o propósito de usar as ameixas! Decidi fazer um Pflaumenkuchen – bolo de ameixa – que é bastante apreciado por aqui. Há receitas variadas para a massa. Fui me aventurar com esta receita aqui.
Só que quando já estava toda feliz e contente na cozinha pegando os ingredientes, percebi que não tinha avelãs e a farinha não era suficiente. Não era isso que ia me impedir! No lugar de avelã, usei amêndoa em pedacinhos. E os 100 gramas de farinha de trigo que faltaram eu completei com… aveia. Botei no forno e o resultado está aí na foto. Bem, foto não tem cheiro nem sabor, mas posso garantir que ficou bom.

11 Responses to “Momento cozinha

  • Oi Lu!
    Seu post deu água na boca! Sabe que nunca provei bolo de ameixa?! E é porque adoro comer ameixa. Gostei da receita, parece ser fácil. Só queria mesmo era ter tempo de tentar coisas novas!!!
    Adoro cozinha, mas ultimamente ela tem sido o compartimento da casa que pouco tenho ido. Mas eu tenho um caderno onde escrevo algumas receitas, vou escrever a sua lá pra tentar algum dia.
    bjos
    Ana

  • Ana,
    eu bem que gostaria de poder sempre experimentar novas receitas… mas o tempo é às vezes mais curto do que a gente espera 😉
    A receita ficou boa. Agora se você fizer a loucura de colocar aveia, como eu fiz, ponha uma quantidade menor. Eu adoro bolo de aveia, mas devo dizer que ela deixa o bolo mais massudo. Um pedaço vale quase por uma refeição rsrsrs
    Beijos!

  • Foi o que pensei quando vc disse que tinha colocado aveia. Eu já não colocaria! Gosto de bolo mais fofinho e acho que a aveia deixa ele mais pesado.
    🙂

  • Ai Lu, que delíciaaaaaaaaa, amo esse tipo de bolo.
    Olha confesso que não sou das melhores cozinheiras não, mas tento fazer as coisas saírem gostosinhas.
    Sobre os serviços domésticos penso IGUALMENTE a você, ave… será que tem gente que gosta?????
    Obrigada pelo carinho com a Valentina…. : )
    beijos

  • Ana, faço um bolo de aveia, maçã e canel que fica gostoso e fofinho. O que pesou dessa vez foi compensar a farinha de trigo que era pouco com aveia 😉 se eu tivesse colocado menos, acho teria conseguido essa consistência fofinha…
    Bjs

  • Bem, o bolo da Valentina ficou bonito e imagino que tenha ficado muito bom também 🙂
    Olha, no Brasil eu já conheci gente que passa horas tentado tirar mancha do tanque de lavar roupa porque queria ele bem branquinho… Outra ficava deprimida quando via uma manchinha mínima na vidraça… Eu não falo nada! Cada um que use seu tempo como achar melhor, né?
    Bjs

  • Lu a foto ta de dar água na boca,hummmm…
    Eu até gosto dos servicos de casa, deve ser pelo fato de eu ter mania de limpeza rs.
    A substituicão que vc fez além de ter sido inteligente foi até mais saudável, da próxima vez pode usar maizena se não tiver aveia 🙂
    Bjos e lindo findi

  • Se eu pudesse, mandaria um pedaço, Renata 😉
    Sabe que nem me lembrei da maizena… É que eu gosto muito de aveia, então foi a primeira coisa que procurei no armário rsrsrs Mas olha, se você quiser um bolo fofinho usando aveia, é melhor colocar uma quantidade menor: 100g deixou o bolo um pouco massudo…
    Bom 'ler' vc por aqui 🙂
    Bjs e um ótimo fim de semana pra vc também!

  • Caramba!!! Tô babando aqui. Sério!!!
    Também amo cozinhar, hoje mesmo fiz uma torta napolitana para o meu niver amanhã, só não consegui esperar hahaha, já comi um pedaço.
    Beijos

    http://www.4shared.com/download/bGDE08lece/Torta_Napolitana_1.jpg?lgfp=3000

  • Cozinhar é muito legal! Vi a foto da torta napolitana e fiquei babando daqui… Pena que não dá para enviar um pedaço por Sedex kkkk
    E a torta tem uma razão especial 🙂 Parabéns! Tudo de bom para você. Muito sucesso e felicidade!
    Beijo grande!

  • Verdade, aí você me enviaria um pedaço da sua também kkkkkkk, uma pena 🙁
    Muito obrigada Lu.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *