Indo para a escola

Schultüte

Schultüte? O que é isso?

Se no Brasil, agosto é o mês de volta às aulas, em muitos estados da Alemanha é o mês que se inicia o ano letivo (Schuljahr). Em quatro estados, entre eles Berlin, as aulas já começam no dia 5 de agosto. Após seis semanas da férias de verão, para muitas crianças começa, então, a vida escolar.

Einschulung

O ditado diz que ‘der Ernst des Lebens’ – o lado sério da vida – começa com o ingresso na escola (die Einschulung). Seriedade à parte, o ingresso no 1º ano do ensino fundamental alemão é encarado como uma data muito importante e é celebrado pelas crianças e suas famílias.
Dependendo da escola e da região, pode haver um culto ecumênico, uma visita pelas instalações da escola ou uma festa – die Einschulungsfeier. No fim de semana anterior ao início das aulas, muitos jornais locais disponibilizam espaço para mensagens de sorte e sucesso aos alunos do 1º ano. De todas as tradições ligadas ao início da vida escolar a mais difundida é a entrega da Schultüte.

Die Schultüte

Schultüte é um cone decorado feito de papelão. O cone vem recheado com doces, guloseimas, material escolar e outros mimos. Muitas famílias procuram colocar algum presente que possa ser guardado como lembrança dessa data, como camiseta ou caneca personalizada.

É interessante observar a importância que dão em sinalizar que a criança cresceu e já não é mais aquela criancinha do jardim de infância. Por isso, muitas famílias incluem entres os presentes relógios de pulso, despertadores, chaveiros com cordão para a chave de casa ou carteiras. Coisa de ‘gente grande’, né?

Os cones podem ser comprados prontos ou feitos pela família. Às vezes, é a própria criança quem cria seu próprio cone nos últimos dias no jardim de infância. Produzidos em larga escala ou feitos à mão, grandes ou pequenos, os cones são um sucesso e não tem criança que ingresse na escola sem receber a Schultüte. Claro que não pode faltar a tradicional foto com o cone!

Como surgiu?

Consta que já em 1810 era costume presentear as crianças que ingressariam na escola com a Schultüte. A tradição se iniciou nas regiões de Sachsen (Saxônia) e Thüringen (Turíngia), espalhando-se depois para as regiões de Schlesien (Silésia) e Böhmen (Boêmia). Nessas regiões, era costume dizer para as crianças que esses cones cresciam nas árvores do jardim da escola e que quando ficavam grandes era hora colher e começar a escola. 

Até o início do século XX, essa tradição era praticamente restrita a essas áreas e às cidades grandes.   Depois ela foi se espalhando e hoje é muito conhecida nos países de língua alemã.

Crianças com Schultüten

©AWO Potsdam e.V.

Bem, apesar de não ter tido toda essa festa quando entrei no 1º ano, lembro que estava muito feliz e ansiosa para começar a escola. Tenho na minha cabeça a imagem do portão se abrindo e eu me despedindo da minha mãe. Acho que não chorei e nem fiz manha para não entrar, mas me lembro bem de tentar achar rapidamente minha mãe na hora da saída… coisa de criança, né?

Você lembra do seu primeiro dia na escola? Como foi?

4 Responses to “Indo para a escola

  • Achei essa tradição legal!!!!!!!!

  • Se eu pudesse voltar no tempo e no espaço, eu gostaria de ingressar na escola aqui na Alemanha… só pra ganhar uma Schultüte rsrsrs

  • Pois é, Ana. Também acho que tem coisas boas na cultura educacional alemã que poderiam servir para o Brasil…
    De forma geral, a educação vem sendo cada vez mais deixada de lado e me deixa muito triste ouvir o famoso 'estudar pra que?'
    Beijos

  • Lu, este post foi muito bacana, MESMO!
    Sabia de algumas coisas sobre o cone, mas não tão explicadinho assim…
    Adorei a parte de "coisas de gente grande"(relogio, etc…) : )
    Ë menina estudo aqui é coisa séria… Podia ter essa cultura no Brasil, pois a cada dia que passa esta mais abandona a escola primária por lá… uma pena.
    Beijokas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *