Cheiro de primavera

Baumblütenfest Werder 2013Quem acompanha o blog leu várias vezes sobre o inverno, o frio que não ia embora e os dias cinzentos em pleno março. Tudo isso agora é passado. Uns graus a mais foram suficientes para mudar rapidamente a paisagem. As árvores estão verdinhas e aquelas que florescem no início da primavera já estão soltando seu perfume, deixando cheiro bom no ar.
Especialmente quando vai chegando o fim do dia, parece que o cheiro fica mais forte. Não sei se a mudança de temperatura tem algo a ver com isso. É gosto de sentir esse perfume, mas também é muito bom ver o espetáculo de cores que surge nessa época. Para apreciar melhor, nada como visitar  eventos ao ar-livre, como as festas das flores. Esse ritmo de festa vai até o meio de outubro na celebração das colheitas. Da mesma forma que visitar  um mercado de Natal faz parte do inverno, visitar uma dessas festas das flores não deve faltar no seu roteiro de primavera/verão.

Baumblütenfest Werder

Magnólia

Magnólia

Werder é uma pequena cidade próxima a Berlin. O centro histórico, local de origem da cidade, é uma pequena ilha banhada pelo rio Havel.

Em 1879, Wilhelm Wils, morador e presidente da associação de cultivadores de frutas, teve a ideia de organizar uma festa não só para mostrar o espetáculo das árvores floridas, mas também para fazer negócios. Deu certo. Registros dão conta que já no primeiro ano foi necessário colocar mais trens para transportar os visitantes. Hoje a festa atrai por volta de meio milhão de pessoas.
barco de flores

Adorei esse barco carregado de flores!

A festa começa no final de abril e vai até o primeiro domingo de maio. No caminho da estação de Werder até o centro histórico são montadas várias barraquinhas com comidas, bebidas, artesanato e produtos da região. O produto principal é o Obstwein (vinho de fruta). Mais correto seria dizer no plural porque tem vinho de tudo quanto é tipo. Algumas casas abrem seus jardins aos visitantes e vendem vinhos de fabricação própria. Ir a festa e não provar os vinhos é visita pela metade.

Obstwein

Provar todos? Só se for para ficar bêbada!

Drehorgel

Hotte und Evchen

Evchen e Hotte no realejo

Na festa desse ano, tive o prazer de conhecer um casal que toca realejo. Foi uma conversa muito agradavél. Há mais ou menos 7 anos, Hotte e Evchen adquiriram o primeiro de uma série de realejos. Desde então estão presentes em vários eventos em Berlin e nas redondezas.

De acordo com a ocasião, eles usam realejos diferentes. De longe já se ouvia o som do instrumento que,  por sinal, produziu uma bela trilha sonora para a paisagem. Hotte e Evchen explicaram como funciona o instrumento e por fim, acabei tocando uma música. Foi divertido!

Mal começou

Apesar da festa em Werder já ter acontecido, a cidade vale uma visita. Há muitos pomares e vinícolas que  ficam de portas abertas até outubro. Além disso, outras festas estão programadas para acontecer.

Jardim em Werder

Sonho de paisagem…

E quem quer ouvir o realejo pode marcar na agenda: de 5 a 7 de julho acontece a Festa Internacional do Realejo em Berlin, com direito a desfile e um concerto na Gedächtniskirche. Hotte e Evchen estarão lá!

Você gosta de flores e plantas? Já foi a algum evento desse tipo?

2 Responses to “Cheiro de primavera

  • Que fofura! Deve ser muito legal, pena que é tão longe daqui! Se eu fosse eu tentaria provar todos os vinhos hahah! Tenho uma certa resistência à embriaguez! 😉
    Eu nunca fui a um festival de flores e gostaria muito de ir, sou apaixonada por plantas! Vou pesquisar se por aqui vai ter algo parecido!
    beijos, Lu!
    Ana

  • Ana,
    os vinhos são muito gostosos… difícil é escolher só um 😉
    Com certeza deve ter alguma coisa aí por perto. Deixo a dica do Landesgartenschau, mas nem todos os estados participam dessa exposição todos os anos.
    Beijos,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *