A quinta estação do ano

‘Alaaf!’ Quinta-feira começa a quinta estação do ano na Alemanha: o carnaval. A festa é celebrada em várias regiões do país, com algumas diferenças de costumes e nomes.
O carnaval alemão mais conhecido acontece em Köln, que leva para as ruas mais de um milhão de foliões. Não tem frio que estrague a festa! O pessoal se agasalha e cai na folia. Nem todas as regiões tem um carnaval de rua forte. Neste caso, a festa acontece em clubes e bares.

5. Jahreszeit

Teoricamente, a quinta estação do ano é qualquer período, com duração de alguns dias ou até de várias semanas, que muda a rotina das pessoas. Como não há data fixa, essa estação é celebrada em diferentes épocas de acordo com a região. Sem dúvida, ao falarmos da quinta estação a ligação com o carnaval é quase que imediata.

Uma festa, vários nomes

Carnaval em Colônia

© J. Rieger, Köln/Festkomitee Kölner Karneval

O carnaval tem diversos nomes de acordo com a região, mas todos relembram de alguma forma a ideia de poder comer e bebersem sem modéstia antes do jejum da Quaresma.

Fastnacht prevalece nas regiões sudoeste e centro-oeste da Alemanha. O nome, com alguma variações, era usado para designar apenas o dia anterior ao início do jejum. Já a palavra Fasching é mais usada em Bayern e em partes do norte e nordeste. O nome seria uma referência ao último dia antes do jejum quando ainda era possível comprar e tomar bebidas alcoolicas.

Karneval é o nome mais utilizado em Nordrhein-Westfalen, especialmente nas regiões de Köln, Aachen e Düsseldorf. Carne levare, algo como levar/tirar a carne, parece ser a explicação mais aceita para a origem do nome, que do latim até os dias atuais transformou-se em carnaval/Karneval.

Os dias de folia

Carnaval em ColôniaA abertura do carnaval acontece na quinta-feira  às 11:11 e é chamada de Weiberfastnacht. O nome vem da tradição de mulheres e moças saírem às ruas neste dia e cortarem as gravatas dos homens como símbolo de tomada do poder. É que até 1824 na região próxima a Köln, os homens tinham a quinta-feira livre para festejar, enquanto suas parceiras trabalhavam na lavanderia. Então elas decidiram também não trabalhar e aproveitar o dia para se reunirem com outras mulheres e festejarem.

Sexta-feira e sábado de carnaval são chamados na região suodeste da Alemanha, respectivamente de rußiger Freitag e schmalziger Samstag. Era costume sujar o rosto dos foliões com fuligem – Ruß – na sexta-feira. Já no sábado, era dia de comer Schmalz que é gordura animal. Claro que aqui se refere a comidas gordurosas, que na época da Quaresma ficavam proibidas.
No domingo, há desfiles de grupos organizados em várias regiões. O ponto alto do carnaval é mesmo na segunda-feira, Rosenmontag. Algumas versões dizem que o nome não tem nenhuma relação com rosas. Seria apenas uma corruptela do verbo rasen, que neste contexto significa sair de si, pular e gritar de alegria, cair na folia. Em Köln, Mainz e Düsseldorf acontecem os três maiores e mais tradicionais desfiles de carnaval da Alemanha. Durante o desfile os carros jogam Kamelle (caramelos e doces em geral).
A terça-feira de carnaval, Fastnachtdienstag, é muito conhecida por duas coisas: comer sonhos e queimar bonecos de palha. Sobre a tradição de comer sonhos, você pode ler aqui. O boneco de palha – der Nubbel – é tipo um espantalho que fica pendurado na entrada dos bares.  No final da noite de terça, fechando o carnaval, o espantalho é queimado pelos foliões como forma simbólica de expiar os pecados cometidos durante os dias de folia.

O povo se solta…

Carnaval em Colônia

© J. Rieger, Köln/Festkomitee Kölner Karneval

Nas regiões onde a tradição de celebrar o carnaval é forte, é costume as pessoas investirem em fantasias e saírem pelas ruas ou festejarem em clubes. As fantasias mais comuns são Hexe (bruxa) e Narr (bobo da corte), mas a criatividade vai muito mais longe.

Gritos de folia, sendo os mais conhecidos ‘Alaaf!’ e ‘Helau!’, confetes e serpentinas estão por todo lado. Durante o desfile, alguns carros jogam flores. Pequenos buquês – Strüßjer – são dsitribuídos entre os foliões e ajudam na aproximação. Muitas vezes o buquê é dado em troca de um beio. Aliás, beijos – Bützje – são distribuídos a vontade durante o carnaval. Segundo as ‘regras’ do carnaval de Köln, ninguém precisa aceitar beijo de estranho, mas rejeitar é um sinal um pouco antipático, pois o beijo é apenas um sinal de amizade e não obriga ninguém a nada…

E você? Onde e como pretende passar o carnaval?

6 Responses to “A quinta estação do ano

  • Adorei o post!
    Como vc já viu, eu vou pra Mainz! Já é o terceiro carnaval que passo lá! No primeiro, no dia 14/02/2010 eu me apaixonei pelo branquinho! Eu só tenho recordações boas de todos os carnavais que passei aqui. E você onde vai passar o carnaval?

    Beijos!
    Helau, helau!

  • Motivo não falta pra você gostar do carnaval, né? rsrsrs
    Até o momento, vou passar em Berlin, mas pode ser que no fim de semana ainda role um bate-e-volta até um lugar com carnaval de verdade 😉
    Helau! Helau!
    Beijos,
    Lu

  • Bom, eu não gosto muito dessa festa, por isso devo ficar em casa, curtindo minhas músicas, meus livros e meus filmes. No domingo pretendo ir para a rua, por causa dos shows que acontecerão na praça principal da minha cidade.

    Eu não sabia que na Alemanha essa época fosse tão forte. Aprendi muito com esse post.

    Obrigada, Lu.
    Alaaf!
    Beijos!

  • A tradição do carnaval não tem a mesma força na Alemanha inteira. Em alguns lugares a festa passa até despercebida… No entanto, nas cidades que mencionei no post, especialmente em Köln, o povo se joga 😉
    Acredita que na semana passada fui resolver uma pendência e tinha que enviar um documento pra uma cidade em Nordhein-Westfalen, área onde o carnaval bomba! A atendente foi logo dizendo que talvez eu tivesse que esperar mais tempo pela resposta por causa do carnaval rsrsrs
    Alaaf!
    Bjs,
    Lu

  • Engano de quem pensa que carnaval é só coisa de brasileiro né? To boba com o tamanho da comemoração pelas bandas daí, corajiiiii com esse frio hein.
    Bjosss

  • Tem regiões que praticamente param para celebrar o carnaval. Não é o caso de Berlin 🙁
    A temperatura baixou bastante desde sexta-feira, mas pelo que se vê o frio não espanta os foliões rsrsrs
    Bjs,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *