Praticando o gênero em alemão

Quem começa a estudar alemão dá logo de cara com o gênero das palavras e a necessidade de memorizar os artigos. Como em alemão existem três gêneros – feminino, masculino e neutro – e em português só temos dois, significa ter que aprender mais um. Porém, isso não é tudo. Não existe uma correspondência 100% entre as duas línguas, como mostra o clássico exemplo: o sol é feminino em alemão, mas a lua é masculino. E ‘menina’ (das Mädchen) que é neutro? Duro, não é mesmo?
 
A primeira notícia boa é que você não está sozinho nesse barco. A segunda é que você pode aprender com sucesso como muitos outros estudantes de alemão. A terceira é que existem técnicas e ferramentas para ajudar na memorização.
 
Pensando nisso, trago a dica1 de um aplicativo para Smartphone/tablet para auxiliar você na memorização dos artigos em alemão. 

DieDerDas German Nouns Lite

Desenvolvedor: Mobomind Kotnik K. D. 
Requisitos: iPhone, iPod Touch e iPad 
Sistema operacional móvel: versão iOS 4.0 ou superior
 
O aplicativo se propõe a testar os artigos em alemão de uma forma divertida. Cada lição apresenta doze palavras acompanhadas da tradução em inglês. Não há como desativar a tradução, então se ela incomodar simplesmente ignore porque não vai fazer diferença no teste.
 
die der das captura da tela de exercícios

Captura da tela de exercícios

Durante o exercício, você pode verificar quantas perguntas já respondeu e se acertou ou não. Quando você responde certo, o aplicativo mostra automaticamente a palavra seguinte. Porém, se responder errado, você vai ouvir o artigo correto com a palavra  e ver uma cor diferente. 
 
Para ajudar na memorização, as palavras têm três cores: rosa para o feminino, azul para o masculino e verde para o neutro. Da mesma forma acontece com o áudio. ‘Die’ tem uma voz feminina; ‘der’, masculina; ‘das’, uma voz de criança, segundo o desenvolvedor, mas pra mim parecia mesmo ser uma voz robotizada. 
 
Terminada a lição, o aplicativo apresenta o número de acertos. Você pode compartilhar o resultado no Facebook e no Twitter ou clicar em ‘continuar’ para obter detalhes sobre seu resultado. Ainda na mesma página, o aplicativo indica quais as palavras que devem ser memorizadas, ou seja, aquelas que não foram respondidas corretamente.
 
die der das captura da tela resultados

Captura da tela de resultado

No topo da página com detalhes sobre o resultado, você pode escolher entre fazer novamente a lição (Play again) ou seguir para a próxima (Next lesson). Logo abaixo, há uma lista com as palavras que você estudou com o artigo correto e o número de vezes que você errou o artigo durante o teste. É possível ainda ouvir a palavra clicando sobre ela.
 
A lição seguinte vai apresentar palavras novas e aquelas da lição anterior, especialmente, as que tiveram mais erros. Desta forma, a memorização vai sendo reforçada.
 
O aplicativo tem mais de 700 palavras, mas a versão gratuita – Lite – contém apenas 36. A versão completa sai por 1,79 €/$ 1,99 na App Store. Existe a possibilidade de usar a versão Lite diretamente através do site do aplicativo

Conclusão

Trinta e seis palavras não vão mudar a vida de ninguém, mas vendo pelo lado positivio, memorizar essa quantidade já garante 36 erros a menos. 
 
Pela quantidade e escolha das palavras disponíveis na versão gratuita, o aplicativo é mais interessante para quem está bem no começo dos estudos da língua alemã. O legal é que dá para experimentar à vontade antes de optar por uma eventual compra.
 
O apoio de áudio com vozes diferentes e de cores são uma ajuda extra para quem tem um estilo de aprendizagem mais auditivo e/ou visual. 
 
Achei o aplicativo útil para usar naqueles minutinhos livres que não dá para fazer muita coisa, mas dá pena desperdiçar. Então, uma lição cobre exatamente esse tempinho e ainda dá uma força ao alemão.
 
Você já conhecia esse aplicativo? Já experimentou? O que achou?

1Este artigo não é um publieditorial.

10 Responses to “Praticando o gênero em alemão

  • Gostei da dica! Mas eu ainda não tenho um iPhone… Vou ficar na expectativa então 🙂

  • Eu não conhecia esse aplicativo citado, até porque ele é para IOS, sistema que não uso.

    Para Android já devo ter utilizado uns três, rsrs. Atualmente estou com o Der-Die-Das (Gratuito). O esquema é quase o mesmo. Aparece a palavra, a tradução em ingês (que pra mim não faz diferença porque eu nada sei) e as opções. A pessoa escolhe a que julgar correta e, se tiver acertado, a palavra fica verde e ele mostra a outra. Caso contrário, o substantivo fica vermelho e o próximo termo é exibido. Quando a pessoa se cansa de brincar e sai do aplicativo, ele exibe uma lista com todos os termos cujos artigos foram assinalados de forma errada.

    Eu estou sempre buscando aplicativos para complementar meu estudo. Quando estou em um lugar chato ou esperando para ser atendida em um consultório, por exemplo, me divirto com eles.

    O link desse aplicativo no Google Play é: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gruita.android.derdiedas

  • Seus exemplos ilustram muito bem o que chamei de minutinhos livres 🙂 Ninguém merece esperar pra ser atendida e ler aquelas revistas com novidades de 1820 rsrsrs É melhor usar de forma produtiva, né?

    Obrigada por compartilhar mais um link de aplicativo para treinar os artigos em alemão, desta vez no sistema Android. Acho que pode ser útil para muita gente!

    Beijo grande,
    Lu

  • Lidi,

    no momento este aplicativo está disponível só para o sistema iOS. Logo aqui em cima, no primeiro comentário, a Tatiana deixou um link de um app também para treinar artigos, mas para o sistema Android. Não sei se este é seu caso 😉

    Como mencionei, ainda é possível utilizar o app sem baixá-lo, diretamente no site. Dê uma olhadinha.

    Bjs,
    Lu

  • Isso mesmo.

    Queria muito usar em filas de banco também, mas tem essa lei que proíbe. Como alternativa, tenho um caderno com várias palavras anotadas. Caderno não é proibido 😀 Estudo por ele!

    Beijo!

  • Que lei é essa?! É proibido usar Smartphone no banco? Explique por favor pra desorientada aqui 😉
    Bjs

  • Lu que bacana! vou tentar abaixar pelo itunes… adorei sua dica!!!! eta menina informada hemm…
    beijossss

  • Oi, Ana
    Tudo bem?
    Eu baixei direto da App Store, mas não vejo problema em acessar a loja via iTunes. O mais importante é que você tenha a versão compatível do iOS 🙂
    Bjs,
    Lu

  • Nunca procurei saber se tem esse aplicativos pra estudar sueco, otima dica 🙂

  • Renata,
    tenho quase certeza de ter visto sim um app para estudar sueco. Se eu encontrar de novo, mando o nome pra você 🙂
    Bjs,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *