Nikolaus e Knecht Ruprecht

A maioria das crianças aguarda com grande ansiedade o dia 24 de dezembro, dia que elas esperam que o Papai Noel traga o que elas pediram na cartinha. Tradicionalmente, a troca de presentes acontecia no dia de São Nicolau (Nikolaustag) e aos poucos o costume foi sendo transferido para o Natal. Mas se o Papai Noel é uma apenas figura fictícia, o mesmo não se pode dizer de Nikolaus. 

O bispo de Myra

Nikolaus nasceu por volta de 280 AD na província de Lícia (região que faz parte da atual Turquia) e depois tornou-se bispo de Myra, uma cidade portuária desta província. Perseguido por ser cristão, Nikolaus foi preso e morto no dia 6 de dezembro.
 
Existem várias histórias em torno da figura de Nikolaus. Dizem que ele ajudou muito os pobres, necessitados e injustiçados. Ele é considerado patrono dos marinheiros, comerciantes, padeiros e até cervejeiros. A ele é atribuído também o milagre de ter ressuscitado crianças. 
 
A devoção a Nikolaus em terras que hoje fazem parte da Alemanha teria iniciado no século VIII através da esposa de Otto II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Ela era devota do santo e o transformou em patrono da dinastia Otoniana.

‘Goldenes Buch’

Talvez a história mais ligada à figura de Nikolaus é aquela do homem que distribui presentes e que mais tarde inspirou a criação do Papai Noel. O pai de três moças pobres não tinha como pagar o dote das filhas para que eles pudessem casar. Reza a lenda que, à noite, Nikolaus jogou o dinheiro necessário pela chaminé e pela janela sem que ninguém percebesse. O dinheiro caiu dentro das botas que estavam próximas à janela. Pronto! Nascia o costume de colocar presentes nos sapatos durante a noite.
Nikolausstiefel: Bota cheia de guloseimas

Nikolausstiefel: Bota cheia de guloseimas

A lenda conta que Nikolaus tem um livro de ouro onde está anotado tudo que as crianças fizeram durante o ano. As crianças que foram obedientes recebem presentes, mas as crianças que não se comportaram não recebem nada ou pior recebem a varinha corretiva (Rute), algo como um varinha de marmelo. Acredito (ou quero acreditar) que a varinha não era usada, mas servia apenas para fazer pressão para as crianças se comportarem e serem obedientes. 
Por volta do século XVII, Nikolaus ganhou um ajudante, o Knecht Ruprecht. O ajudante é um homem barbudo, vestido com uma túnica marron com um capuz. Ele traz um cesto com presentes feios ou inúteis para as crianças que não se comportaram e às vezes deixa uma varinha no sapato. Pode-se dizer que Knecht Ruprecht dividiu com Nikolaus o trabalho de presentear ou castigar

Como é celebrado o Nikolaustag

Na véspera do dia 6 de dezembro, antes de irem para a cama, as crianças deixam os sapatos bem limpinhos na beira da porta ou penduram meias. Durante a noite, o ‘Nikolaus’ enche os sapatos com pequenos presentes, chocolates, balas, frutas e nozes. Os adultos ou o ‘próprio Nikolaus’ (quando ele está presente em festas) costumam perguntar para as crianças: Warst du artig? Warst du brav?¹ É claro que elas respondem ‘Sim!’ para garantir os presentes.
Os adultos não ficam de fora. É comum receber chocolates e frutas de amigos e familiares ou até mesmo de colegas de trabalho.

E o dia 24?

Como a presença cada vez mais forte do Papai Noel, tornou-se comum deixar a troca de presentes, digamos, de maior valor para o Natal. Então, as crianças aqui na Alemanha esperam tanto pelo Nikolaus quanto pelo Papai Noel.
 
Conte aí sua experiência com o dia de São Nicolau. Você já conhecia? Costuma celebrar a data?
 
¹Você foi bonzinho/boazinha? Você foi obediente?

12 Responses to “Nikolaus e Knecht Ruprecht

  • Oi Lú,
    Que interessante! Algumas parte desta história eu já sabia, mas outras para mim é novidade. Vou passar aos meus alunos.
    Beijos.

  • Sabia que dia 06 é meu aniversário??? irei ganhar então mais presentes… rsrsr
    Adoro saber das historinhas aqui…
    beijossssss

  • Eu já tinha ouvido sobre esse dia e sabia mais ou menos da tradição na Alemanha, mas adorei o post, ficou mais esclarecido! beijos

  • Oi, Ale
    fiquei curiosa pra saber qual parte era novidade. Acho que o Knecht Ruprecht é mais conhecido que o Nikolaus nos países de língua inglesa, ou não? Espero que seus alunos gostem 🙂
    Bjs,
    Lu

  • Obrigada, Marcela 🙂
    Só depois que conheci a história é que entendi o porquê da música "Botei meu sapatinho na janela do quintal…"
    Bjs,
    Lu

  • Sério, Ana? Que beleza! Motivo pra ganhar presentes em dobro 😉 Nada de botar sapatinho! Coloque logo uma bota de cano até o meio da coxa pro 'Nikolaus' encher de presentes rsrsrs
    Bjs
    Lu

  • Uai gente, eu pensava que São Nicolau = Papai Noel.
    Rindo demais de mim mesma aqui.
    Sério, não sabia que eram pessoas diferentes. #Fail.

  • Nossa, estou impressionada como o Natal aí no "velho mundo" é tao mais cheio de tradicoes e significados. Acho que no Brasil estamos mais preocupados com o verao, férias, mar, cerveja… que acabamos esquecendo de entender os significados dessa data!
    Bem legal, Lu! Continue postando, estou adorando conhecer um pouco mais do Natal!
    bjao

  • Então os holandeses estão certos com o Sinterklaas que é comemorado dia 6 de dezembro, menina são tantas as tradições que eu fico maluquinha mas adoro aprender sempre um pouco mais sobre essas histórias.
    Um abraço e otimo final de semana.

  • O Papai Noel foi inspirado no Nikolaus. Mesmo que hoje a mistura das 2 figuras seja grande, eles são na verdade coisas diferentes…
    Bjs,
    Lu

  • Renata,
    não sei se é verdade, mas li que o Sinterklass para os holandeses é milhões de vezes mais importante que o Natal…
    Como é a comemoração do Nikolaus aí?
    Bjs e ótimo fim de semana pra você,
    Lu

  • Oi, Chris
    vou postar mais coisas sobre o Natal sim 😉
    A beleza do Natal aqui é incomparável… Eu gosto muito!
    Bjs,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *