10 coisas sobre o Natal na Alemanha

Schneekugel com Papai Noel

Schneekugel com Papai Noel

Falta pouco para chegar o Natal, não é mesmo? Você que tem acompanhado o blog já teve oportunidade de ler aqui sobre as feiras de Natal e algumas tradições do período do Advento na Alemanha. Seguindo no clima natalino, conheça 10 coisas sobre o Natal na Alemanha.

Wichteln

É o amigo oculto alemão. Há várias versões da brincadeira, como o Schrottwichteln (espécie de inimigo oculto) e Diebes-wichteln (versão na qual, segundo determinadas regras, a pessoa pode trocar de presente). 

Wunschzettel

As crianças que ainda acreditam em Papai Noel escrevem cartinhas com seus pedidos para o Natal. As crianças maiores e adolescentes às vezes escrevem apenas um bilhete com as coisas que gostariam de ganhar, seguindo ao pé da letra o significado da palavra Zettel (bilhete).

Heiliger Abend

Dia 24 não é feriado na Alemanha, mas muita gente consegue ter o dia livre. Em geral, o comércio encerra as atividades às 14 horas. A agitação começa cedo na cozinha com os preparativos para a ceia. Na sala, é hora de decorar a árvore de Natal e montar o presépio. 
 
As famílias religiosas vão à missa no fim da tarde. Para quem não vai à igreja, o fim da tarde é o momento ou de ir para casa onde será celebrada a véspera de Natal ou se preparar para receber os convidados. 
 
A ceia de Natal é servida logo no início da noite, por volta das 18 horas. Após a ceia, dependendo de cada família, as pessoas contam histórias e cantam músicas natalinas, recitam versos ou fazem alguma brincadeira. Depois vem a troca de presentes. 

Weihnachtsessen

Comer peixe no dia 24 é uma tradição antiga que segue o costume de abster-se de carne durante o período completo do Advento. Carpa e arenque são os peixes preferidos. Eles são comidos com batatas, em forma de purê, salada ou assada. Em algumas casas, nem mesmo peixe é servido e ficam apenas na sopa.
 
Comer salada de batatas e salsichas no dia 24 é muito tradicional. Há séculos, quando a abstinência de carne era muito forte, as pessoas mais pobres que não tinham condições de comprar carpa ou arenque, comiam morcela (linguiça feita com sangue) ou linguiça de fígado. Os tempos mudaram mas a tradição permaneceu.
 
Como muita gente não faz mais jejum nem deixa de comer carne durante o Advento, os pratos tradicionais do dia 25 são servidos também no dia 24: ganso e carne de porco assados.
pato assado

Pato asado: delícia!

Rotkohl e Klöße

Rotkohl e Klöße: fico com água na boca

Tanto o ganso quanto a carne de porco são servidos com Rotkohl (repolho roxo preparado com cravo e maçã) e Klöße (bolas de massa cozidas na água) e o molho do assado. Às vezes o pato substitui o ganso. O costume de comer peru no Natal vem se estabelecendo por ter o preço mais em conta e serve tão bem para assar quanto o ganso e o porco.

As sobremesas são muito variadas e não se pode dizer que tenha uma que seja realmente tradicional. O normal é comer Plätzchen – os famosos biscoitinhos natalinos – e chocolates após a ceia.

Weihnachtsbaum

Weihnachtsbaum

Árvore de Natal: ao ar-livre e natural

Reza a lenda que os povos do norte da Europa traziam galhos das árvores da família das coníferas para dentro de casa durante o inverno, pois suas folhas sempre verdes representavam a vida. 

Dizem que foi Lutero quem teve a idéia de dar brilho à árvore. Ele vinha andado pela floresta numa noite de inverno e teria ficado impressionado com a beleza do brilho da lua sobre um abeto – Tannen. Chegando em casa, ele tentou reproduzir o efeito usando velas. O efeito encantou a família e os vizinhos.
 
Lendas à parte, as pessoas na Alemanha dão preferência a árvores naturais. As árvores artificiais são mais encontradas em lojas, restaurantes e escritórios, pois não precisam de cuidados e duram o período todo do Advento e o Natal.

Weihnachtsschmuck

Weihnachtspyramide

Weihnachtspyramide: tradição do Erzgebirge

Não apenas a árvore de Natal, mas toda a casa é decorada. Algumas pessoas são discretas e outras até exageram na decoração. 

Luzes, bolas, estrelas, figuras de pão-de-mel ou chocolate, fitas e laços são os elementos decorativos mais usados nas árvores de Natal, mas a criatividade não tem limites…

As janelas costumam ficar enfeitadas com uma imitação de neve e decoração de papel imitando os cristais de gelo, bonecos de neve, sinos e estrelas. Guirlandas enfeitam as portas de entrada.

Quem tem casa ou apartamento com varanda aproveita para enfeitar a parte externa com pisca-pisca e outros efeitos de luz. E por falar em luz, é normal encontrar nas casas WeihnachtspyramideLichtbogen ou Schwibbogen. A fabricação desses elementos é original da região em Sachsen, chamada Erzgebirge.

Krippe

Krippe

Presépio em madeira: tão delicado

Logo abaixo da árvore está fica montado o presépio, que pode ser encontrado em muitas casas e estabelecimentos.

A encenção do presépio – Krippenspiel – por grupos de crianças acontece em algumas escolas e também na missa no dia 24.

Bescherung

É a troca de presentes. As crianças são as mais presenteadas. Acho os presentes das crianças bem mais dentro da realidade financeira de cada família. Dar a todo custo o presente que a criança pediu, mesmo tendo que se endividar para isso, não rola por aqui. 
 
Livro, calendário, ingresso para cinema ou teatro, CD, chocolate fino e vinho estão entre os presentes mais trocados entre os adultos. Muito comum entre as pessoas que têm talento para trabalhos manuais e artesanato é fazer algo – um cachecol ou um gorro, por exemplo – para presentear as pessoas queridas.
 
É costume prender nos presentes um cartãozinho com desejos de bom Natal e feliz Ano Novo.

Erster Weihnachtstag

25 de dezembro é feriado. As crianças, passam o dia curtindo os presentes que ganharam. Muita gente aproveita para visitar parentes e amigos ou para fazer um passeio. No meio ou fim da tarde, é hora de reunir a família para a refeição de Natal. 

Zweiter Weihnachtstag

26 de dezembro é o dia da ‘Sagrada Família’. As pessoas mais religiosas costumam ir à missa pela manhã. É comum passar o dia em família ou, mais uma vez, visitar parentes e amigos. Como é feriado nacional, algumas pessoas aproveitam para descansar. Outras fazem uma ponte com o feriado de Ano Novo e só voltam no primeiro dia útil de janeiro.

Você já teve a oportunidade de passar o Natal em outro país? O que você achou?

6 Responses to “10 coisas sobre o Natal na Alemanha

  • Hummmmmm AMEI, A-M-E-I a parte da salada de batatas e salsichas. Amo esses dois itens.
    Bom, respondendo sua pergunta, nunca tive a oportunidade de passar o Natal em outro país. Mas acredito que as comemorações não sofram tanta variação. Amigo secreto, troca de presentes, família, árvore de natal… estão por todos os cantos! 🙂 Amei o post!

  • Obrigada, Tati!
    Eu acho salada de batatas e salsichas uma combinação muito feliz! Porém, não consigo ver como comida só de Natal… Tipo, posso comer a qualquer hora 🙂
    Fico de olho mesmo no ganso ou pato assado. Claro que você também pode fazer quando quiser, mas é um prato que precisa de muito tempo! Nas receitas, eles sempre falam em 4 ou 5 horas de forno, tem que regar a carne com o caldo… ou seja, acaba rolando só no Natal.
    Bjs,
    Lu

  • Oi Lu, adorei o post, pra variar hahaha! Eu achei as tradições aí muito parecidas com as do norte da Europa, sabia que por lá eu já vi árvores decoradas com velas de verdade? Achei muito perigoso hhahaha

    beijos!

  • Obrigada, Marcela! 🙂
    Bem, o tal brilho que o Lutero viu e quis reproduzir foi feito com vela ou lamparina. Não importa, acho que as 2 podem oferecer mais riscos que a lâmpada elétrica. A modernidade chegou, mas as pessoas não abandonam as velas, né? Elas compram até as luzes da árvore de Natal imitando velas rsrsrs
    Bjs,
    Lu

  • Adorei o post !! Posso copiar mas em uma versão sueca?
    De todas as tradicões de natal a que mais me emociona é o presépio 🙂
    Desde já quero desejar um natal abençoado e cheio de luz pra vc!!
    Bjão e abraçoss.

  • Sim, Renata. Vai ser interessante conhecer as particularidades do Natal sueco 🙂
    Pra mim a emoção mais forte fica para os coros cantando as músicas natalinas e pra carinha das crianças quando vão falar com o Papai Noel. Acho lindo!
    Um ótimo Natal com muitas bençãos e luz pra você também!
    Beijo grande,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *