Feiras de Natal na Alemanha

WeihnachtsmarktChristkindlmarktAdventsmarkt: o nome pode até variar de região para região, mas falamos da mesma coisa, ou seja, das feiras de Natal. Elas fazem parte das tradições natalinas na Alemanha e começam tradicionalmente no primeiro fim de semana do Advento. Conheça aqui um pouco mais sobre a época mais iluminada, cheirosa e divertida do inverno.

Como tudo começou

As primeiras referências às feiras de Natal surgiram nos séculos XIV e XV. Em geral, elas eram organizadas para que as pessoas pudessem se abastecer de alimentos e outros gêneros necessários para o inverno que ia começar. Só muito mais tarde é que as feiras foram tomando a forma que conhecemos hoje.
Berlin City-West decorada para o Natal

Berlin City-West decorada para o Natal

Como são as feiras

Diferenças à parte, as feiras se identificam:
– pelas barraquinhas de comidas e bebidas típicas;
– pelas barraquinhas de produtos natalinos como presépios, bolas e velas;
– por um local de destaque para apresentação de bandas, coros ou encenações natalinas;
– pela decoração de Natal, especialmente rica em luzes e cores;
– pelo Papai Noel que em algum momento surge para a alegria da criançada.
As feiras têm um cheiro constante de canela, cravo, noz-moscada, Lakritze¹ e gengibre. Sem dúvida é um apelo irresistível para quem gosta de doces. As barraquinhas vendem chocolate, Zuckerwatte, LebkuchenSpekulatius, Stollen e Liebesapfel. Isso sem falar em Maronen e gebrannte Mandeln. Delícia!
A oferta de bebidas não fica atrás. São bebidas quentes para espantar o frio, como Glühwein, Feuerzangenbowle, Glögg, Met e Grog.

Quando, quanto e onde

Em geral, as feiras começam no primeiro fim de semana do Advento e terminam no dia 23 ou 24 de dezembro, embora algumas tentem alongar o período de funcionamento, começando um pouco mais cedo e terminando um pouco mais tarde. Quanto ao horário, o mais legal é ir quando escurece porque a iluminação ressalta a beleza das feiras. Como nesta época fica escuro muito cedo, por volta das 16 horas já está tudo iluminado. Mas não deixe para ir muito tarde porque entre 21 e 22 horas elas encerram as atividades.
A entrada é gratuita na maior parte das feiras, mas algumas cobram. Mesmo o valor não sendo alto, é bom conferir antes para evitar surpresas.
Seria impossível fazer uma lista com todas as feiras de Natal que acontecem na Alemanha. De acordo com um site que publica o calendário das feiras de Natal, este ano já são mais de 3.100 registradas. Com certeza, sempre tem uma por perto.

A difícil escolha

Há feiras de vários tipos e tamanhos. Algumas feiras que atraem mais as famílias com crianças pequenas e outras que são muito frequentadas por grupos de adolescentes. Tem ainda aquelas que durante a semana parecem uma extensão do escritório: muitos grupos de colegas de trabalho. Enfim, com uma oferta tão grande fica difícil escolher uma feira para visitar. Em geral, vale a regra do menor esforço: o pessoal acaba escolhendo mesmo as feiras que ficam mais próximas de casa ou do trabalho. Visitar feiras em outras cidades é programa para fim de semana ou para que está de férias.

Não desmerecendo as outras feiras espalhadas pela Alemanha, deixo aqui duas dicas, ambas em Dresden: Striezelmarkt e Mittelalter-Weihnacht im Stallhof

Strietzelmarkt quando completou 576 anos

Strietzelmarkt quando completou 576 anos

Com 578 anos, Dresdner Stritzelmarkt é uma das feiras de Natal mais antigas da Alemanha. Só isso, já vale uma visita. No segundo sábado da feira, acontece a Stollenfest, uma festa toda especial onde um Stollen de mais de duas toneladas é assado e depois percorre as ruas em caravana até o Striezelmarkt onde os pedaços são vendidos. A feira tem ainda cinco casinhas onde as crianças podem pintar, fazer e decorar Plätzchen ou ouvir histórias infantis.

Mittelalter-Weihnacht em Dresden

Mittelalter-Weihnacht em Dresden

Quem gosta da atmosfera medieval, não pode perder o Mittelalter-Weihnacht. Aqui a iluminação elétrica é reduzida ao mínimo necessário. A luz vem das velas, lamparinas e tochas. As pessoas que trabalham na feira estão todas caracterizadas como na época medieval. É possível ver artesãos trabalhando com era de costume naquele tempo. Na feira não toca ‘Jingle Bells’ muito menos ‘Last Christmas’. Papai Noel também não aparece por aqui. No seu lugar surge Thomasius, o cavaleiro do último unicórnio, para contar histórias para as crianças. Grupos de música, engolidores de fogo e malabaristas animam os visitantes.

Finalizando

Muito importante para curtir qualquer feira de Natal é estar bem agasalhado e ter um bom calçado nos pés. Lembre-se que é tudo ao ar-livre e a sensação de frio fica mais forte. Fora isso, é juntar amigos e família (em boa companhia a diversão é maior) e partir para feira.

As feiras geralmente começavam na quinta-feira anterior ao primeiro domingo do Advento. Percebe-se que a cada ano, elas têm início mais cedo. No período das 4 semanas do Advento, elas com certeza já estão montadas para receber os visitantes. Fotos e mais informações estarão disponíveis via Facebook e Twitter. Não deixe de conferir.
__________ 
¹ Quer saber o que siginifica Lakritze e outras palavras do texto? Clique aqui

14 Responses to “Feiras de Natal na Alemanha

  • Amo, amo amo as feirinhas de natal! Estou super ansiosa pra saber como será aqui em Tübingen! Uma feirinha que já fui e achei muito legal foi a de Nürnberg. Quero que chegue logo pra eu comer muito Maronen!!!
    Beijão!

  • Gosto muito mesmo, Ana! A feira de Nürmberg é muito bonita, famosa e tradicional. É tão difícil escolher só uma ou duas… rsrsrs Nunca estive numa feira em Tübingen. Conte depois o que você achou 🙂 Estou curiosa!
    Não tenho grandes paixões por Maronen, mas não dispenso um Lebkuchen, especialmente quando é recheado com Aprikosen…
    Beijo grande,
    Lu

  • Gostei desse Mittelalter-Weihnacht!
    Na verdade, amei essas dicas. Pena que não estou na Alemanha para aproveitar. 🙁

    Abração, Lu!

  • Não está agora, Tati, mas pode estar no ano que vem ou em qualquer outro momento no futuro. E o futuro é assim, sabe, quando a gente menos espera… acontece. Então já fica a dica 😉
    Bjs,
    Lu

  • Meu Deus! Rsrsrs Eu já estou morrendo de vontade de ir e você ainda fala isso? Pode deixar que qualquer dia a gente se encontra por ai, rsrs.

  • Ouvi falar que em Basel também tem umas feirinhas ótimas… queria chegar antes do Natal pra conhecê-las, mas como chego em Janeiro, só ano que vem… =/

    bjao

  • Que pena, Chris! Li que hoje é abertura da feira de Natal em Basel… Mas não tem problema, ano que vem você aproveita por 2012 e 2013 juntos 🙂
    Bjs,
    Lu

  • Dizem que o pensamento tem muito mais força do que imaginamos 😉 Então…

  • Flor, que delicia de post… e suas dicas?? simplesmente amei né… aqui em Dresden… foi conferir!!! e depois farei meu post de Natal… 🙂
    beijosss

  • Obrigada, Ana, mas delícia mesmo são as guloseimas nessas feiras de Natal, viu? rsrs Nem vou mencionar que já mandei um pacote de Lebkuchen recheado sozinha pra dentro…
    Pois é, essas duas feiras estão bem aí do seu ladinho. Oba! Depois quero ler esse post de Natal e saber como foi sua experiência 🙂
    Beijo grande,
    Lu

  • Acho muito interessante o Mittelalter-Weihnacht. Uma viagem no tempo. Deve ser incrível a sensação de estar na Idade Média vivenciando/ imaginando como era a vida naquela época. Adorei as feirinhas, principalmente, aquela de 578 anos. Gosto muito de lugares que reúnem muitos séculos de história. Ótimas as dicas que você traz, Lu! Até fiquei com vontade de voltar a estudar Alemão (confesso que comecei e abandonei, rs). Um abraço!

  • Hannah,
    eu também gosto muito de lugares com séculod de história. Melhor dizendo, eu gosto muito de História 🙂
    Que honra saber que meu post deixou você com vontade de estudar alemão de novo. Então não fique só na vontade: volte mesmo! E se precisar de ajuda, pode pedir, OK?
    Um grande abraço,
    Lu

  • A feira de Nürnberg (cidade que eu moro) é a mais antiga da Alemanha. Eu moro super perto! Já estamos em clima. Ela comecou, porque as pessoas precisavam comprar os presentes de Natal tambem, como se fosse um "shopping". O cheiro de Lebkuchen e Glühwein pelas ruas, se espalham de uma maneira deliciosa e a cidade se enche de pessoas do mundo inteiro! 🙂

  • A feira de Natal de Nürnberg é muito bonita, famosa e tradicional!
    É difícil dizer com certeza a data de inicio dessas feiras. Geralmente o que conta é o primeiro registro escrito e nesse caso, a feira de Nürnberg não é a mais antiga da Alemanha, mas o Striezelmarkt em Dresden que existe desde 1434.
    A idade para mim tanto faz porque adoro essas feiras de Natal!
    Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *