8 programas para crianças em Berlin

Numa cidade famosa pelas festas, club hopping e programação noturna intensa, você se pergunta se Berlin combina com crianças? A resposta é sim!
Praças de recreação estão espalhadas por toda a cidade. Algumas delas são bastante disputadas pela variedade de brinquedos e pelo grau de diversão que proporcionam. Há inúmeros cafés orientados para famílias com crianças, chamados de Kindercafe ou Familiencafe. 
 
Com certeza, as crianças se encaixam em vários passeios e visitas pela cidade, mas alguns locais têm uma atração maior sobre os pequenos. As dicas que seguem abaixo foram selecionadas pensando no envolvimento da criança, na diversão e/ou na concepção pedagógica e visual do local. Sem esquecer que muitos desses locais são interessantes também para os adultos, tornando o passeio em família ainda melhor!

Museum für Naturkunde

Logo no primeiro salão do Museu de Ciências Naturais, os pequenos já ficam de boca aberta. Lá está o maior esqueleto de dinossauro do mundo: o Branchiosaurus brancai, com medidas que ultrapassam 13 metros de altura e 20 de comprimento.
O  museu é bastante frequentado pelas crianças. Elas podem aprender sobre o mundo dos dinossauros, o sistema solar e o cosmo, os minerais, a evolução das espécies e as técnicas de preparação dos animais para exposição. Modelos de insetos ampliados até 100 vezes o tamanho natural estão em exposição, permitindo ver até os mínimos detalhes.
Endereço: Invalidenstraße, 43 
Como chegar: U-Bahn (Linha U6) até a estação Naturkundemuseum

MACHmit!

É um museu para crianças, onde elas podem pesquisar, experimentar e descobrir de forma descontraída e participativa. O salão de espelhos, a loja de sabão e a gráfica são salas permanentes do museu, que conta ainda com uma variada programação mensal com exposições temporárias, passeios exploratórios, oficinas e muito mais.
Endereço: Senefelderstraße 5
Como chegar: MetroTram (M10 ou M2) até a parada Prenzlauer Allee/Danziger Straße
 

Museum für Kommunikation

O museu é dedicado à origem, ao desenvolvimento e às perspectivas da comunicação. O enfoque é na forma como os meios de comunicação afetam e mudam a vida das pessoas.
‘Komm-rein!’, ‘Mach-was!’ e ‘Also-gut!’ são três robôs que recebem os visitantes na entrada. Eles conversam, guiam e jogam bola. Com certeza uma das maiores atrações do museu e não só para as crianças.
No subsolo, estão algumas raridades e tesouros do museu, como o primeiro aparelho telefônico e o selo mais famoso do mundo. Nos andares superiores, estão as galerias temáticas que guiam o visitante através da história da comunicação e as exposições temporárias.
Visual e pedagogicamente bem planejado, o museu é bastante interativo, estimulando a participação dos visitantes.
Endereço: Leipziger Straße 16
Como chegar: U-Bahn (Linha U2/U6) até Stadtmitte ou Mohrenstraße (Linha U2)

FEZ (Freizeit- und Erholungszentrum) Wuhlheide

O centro fica no meio de um parque florestal de 120 hectares e oferece muitas atividades: de teatro a esporte; de leitura a banho de psicina; de cinema a estação espacial.
No palco Astrid Lindgren são encenadas peças para crianças. A mesma linha segue Alice, um museu só para os pequenos, onde podem (e devem) participar, mexer e tocar. Orbitall é um centro cujo objetivo é informar crianças e adolescentes sobre viagens espaciais. Elas podem visitar o centro de controle, a área de treinamento físico para os tripulantes das naves, entre outros.
No Parque Wuhlheide encontra-se ainda um parque ferroviário. Aqui a brincadeira é séria. As crianças podem fazer um treinamento para ‘trabalhar’ na ferrovia do parque. E não é só isso. Há paredes de escalada, miniatura de Berlin-Brandenburg e um centro sobre os animais e a natureza.
Endereço: Straße zum FEZ 2
Como chegar: S-Bahn (Linha S3) até Wuhlheide
 

Deutsches Technikmuseum

O museu é totalmente dedicado à história da tecnologia e seu desenvolvimento, cobrindo os mais variados temas: computadores, locomotivas, aviões, instrumentos científicos, câmeras, rádios, produção de jóias e ferramentas, entre outros.
Todo os domingos às 14 horas tem Entdeckungstour für Familien,  uma visita guiada gratuita para pais e filhos descobrirem juntos coisas interessantes sobre o museu.
O museu está situado num grande parque que é tão interessante quando as salas de exposição. Na área, estão uma cervejaria histórica, moinhos de água e de vento, uma forja, uma exposição sobre a ferrovia e o depósito que funcionou ali um dia. O parque é um bom lugar para descansar e fazer um lanche.
Endereço: Trebbiner Straße 9
Como chegar: U-Bahn (Linhas U1 ou U2) até Gleisdreieck ou até Möckernbrücke (Linha U7)

Tierpark

Nos 160 hectares que o zoológico ocupa, o visitante tem muito espaço para passear, descobrir e apreciar os animais. Existe um outro zoológico em Berlin – Zoologischer Garten. Paticularmente, acho o Tierpark mais interessante. Os animais tem espaço para ficar na grama e nas áreas de floresta que existem no parque, o que permite observar manadas, em geral, bem grandes para um zoológico. A impressão é simplesmente de mais espaço para os animais.
Quem não quiser fazer todo o percurso à pé, pode pegar o trenzinho que roda o zoológico de hora em hora (entre 10-16 horas). São paradas 10 paradas e é permitido embarcar até três vez durante o dia. Para utilizar o trenzinho é necessário comprar um bilhete extra.
Endereço: am Tierpark 125 
Como chegar: U-Bahn (Linha U5) até Tierpark

Legoland Discovery Center

Na entrada, tem uma girafa toda em pecinhas de Lego, indicando que você está no local onde a diversão é garantida.
Entre as muitas atrações, estão a miniatura da cidade de Berlin, a fábricação das peças de Lego e o cinema 4D. Na oficina de criação, as crianças pegam dicas com os ‘construtores’ oficiais da Lego e aprendem a fazer modelos bacanas. Depois de montarem seus modelos, elas ganham até um certificado.
Endereço: Potsdamer Straße 4 (Sony Centre)
Como chegar: S-Bahn (Linhas S1, S2 ou S25) ou U-Bahn (Linha U2) até Potsdamer Platz
 

Ritter Sport – Bunte SchokoWelt

Ritter Sport é o nome de uma famosa fábrica alemã de chocolate. Na loja de três andares, crianças e adultos podem   descobrir e acompanhar o caminho do cacau até se tornar uma deliciosa barra de chocolate.
Já imaginou fazer uma barra de chocolate do seu jeito? Aqui é possível. Escolha os ingredientes e o chocolatier prepara para você sua barra personalizada. Crianças e adolescentes podem, literalmente, colocar a mão na massa e preparar junto com o chocoltier sua barra. E não é só: as crianças também elaboram a embalagem. Adultos estão barrados nessa área.
Enquanto as crianças estão criando, dá tempo de ir ao café – localizado no mesmo prédio – comer uma torta e tomar um cafezinho. Ou quem sabe ir até a loja comprar sua barra favorita ou ainda passar na confeitaria e adoçar a boca com um bombom, por exemplo.
Endereço: Französische Straße 24
Como chegar: U-Bahn (Linha U6) até Französische Straße

Espero que tenham gostado das dicas. Bem, há outros programas legais para fazer com crianças. Você já visitou Berlin com filhos pequenos e tem outras dicas? Deixe sua dica aqui.

Post inspirado na pergunta da blogueira Ana Gaspar sobre dicas para crianças em Berlin 🙂

6 Responses to “8 programas para crianças em Berlin

  • Oi Lu, gostei das suas dicas. Aqui mais um de um jardim fantástico e que vale muito a pena visitar:
    Beijos aqui de Belrim também

    Claudia

  • Oi Lu,
    quanta dica legal, deu até vontade de ter um bruguelinho pra levar pra conhecer tudo isso!
    Acho que até eu me encantaria na Legoland, e quem não?! Lu, eu estive em Berlim uma única vez e me apaixonei, se pudesse moraria aí, mas meu namorado diz que é mto grande e que prefere cidades mais pequenas. Quero muito voltar aí no futuro, quem sabe já com meu menininho!
    Beijinhos,
    Ana

  • Lu!!!! amei este post… estes dias atras estva exatamente procurando essas informações… Já te falei que estou doida para conhecer Berlin e para ir com Valentina tem que fazer a programação em torno dela… Obrigada!!!!! 🙂
    parece que foi pra mim este post esta semana… 🙂 🙂
    beijosssssss

  • Dá vontade mesmo de ser criança novamente, Ana! Mas voltar no tempo não rola, né?
    Ah, o eterno duelo cidade grande x cidade pequena! As duas têm suas vantagens e desvantagens, então fica uma coisa muito pessoal mesmo… Quem sabe vocês não tentam um pouco em cada lugar? De qualquer forma, em breve vc estará aqui perto. Não precisa esperar até chegar seu filhotinho… ou será que eu tô por fora de alguma coisa ? 😉
    Bjs,
    Lu

  • Oi, Claudia
    Tudo bem?
    Super obrigada por compartilhar e acrescentar a dica do Britzer Garten aqui! É um jardim maravilhoso, né?
    Beijinhos berlinenses 😉
    Lu

  • Oi, Ana
    fico feliz que tenha gostado. Ficarei mais feliz ainda depois da aprovação da especialista, a dona Valentina 🙂
    Já viu que tem mais uma dica no comentário abaixo? É mais um lugar muito legal para sua lista.
    Beijos,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *