Berlin: 775 anos

Logo Berlin 775 anos

©775 Jahre Berlin

Comparada a outras cidades alemãs que há tempos já comemoraram o aniversário de 2000 anos, Berlin ainda é uma criança.

Data de 28 de outubro de 1237 o documento que pela primeira vez mencionou Cölln, cidade localizada à margem do rio Spree. Do outro lado do rio, ficava Berlin.

Em 1307, houve a fusão das cidades, passando a ser chamada de Berlin-Cölln. Mais tarde, essa cidade fortificada ficou conhecida apenas como Berlin.

Por isso, o ano 1237 foi tomado também como data de nascimento de Berlin, que em 2012 está completando 775 anos. Estão programados eventos e esposições para celebrar seu aniversário.

Stadt im Mittelalter

Através de 8 torres de exposição e 500 marcações no chão, os visitantes poderão conhecer histórias e curiosidades do cotidiano medieval das cidades irmãs Cölln-Berlin.
Zentral Info-Point

Zentral Info-Point

Estão programadas visitas guiadas gratuitas por essa exposição ao ar-livre. As visitas acontecerão quintas às 17 horas e domingos às 11 horas. Para participar, basta estar no ponto de encontro localizado em frente à Marienkirche. É sempre bom chegar cedo porque os grupos terão no máximo 25 pessoas.

Uma outra possibilidade de ficar conhecendo sobre a história medieval da cidade é fazer uma visita guiada às escavações arqueológicas. Essa visita custa 5 euros e sairá durante 4 sextas-feiras às 15 horas. A primeira acontecerá no dia 31 de agosto. É necessário se registrar através do e-mail: museumsinformation@kulturprojekte-berlin.de. O ponto de encontro é também em frente à Marienkirche.

Stadt der Vielfalt

Um mapa gigante da cidade sobre o qual o visitante poderá caminhar tem por objetivo mostrar a diversidade de Berlin. Dividida em 10 temas, tais como culinária, religião e artes, a exposição contará a história dos imigrantes e sua influência na vida e nos costumes da cidade.
Haverá também visitas guiadas gratuitas sempre quartas às 17 horas e domingos às 13 horas, saindo da Marienkirche do estande de informação na Schlossplatz.

Fest zum Jubiläum

Nikolaiviertel com as torres da Nikolaikirche ao fundo.

Nikolaiviertel com as torres da Nikolaikirche ao fundo.

Dia 28 de outubro, último dia das comemorações, será realizada uma missa na Marienkirche pela manhã. Durante à tarde, a festa se concentrará no Nikolaiviertel. Estão programados teatro de rua e espetáculo pirotécnico para  encerrar a festa de 775 anos da cidade.

Outros eventos

A cidade será lembrada também em outros eventos que acontecerão paralelamente às comemorações de aniversário, tais como Historiale (24-26/Agosto) e Lang Nacht der Museen (25/Agosto).

A exposição “Die Stadtjubiläen von 1937 und 1987” mostrará através de fotos e filmes as duas festividades anteriores. A primeira  foi  quando a cidade fez 700 anos, em 1937 e era então capital do Terceiro Império. A segunda celebração se deu em 1987, dois anos antes da Queda do Muro, numa cidade dividida que festejava então seus 750 anos. A exposição ficará montada na esquina da Karl-Liebknecht-Straße com Spandauer Straße até o dia 28 de outubro.

Curta a página do blog Cerveja e Salsicha no Facebook ou siga no Twitter. Lá haverá fotos e notícias atualizadas sobre as comemorações. Se você quiser participar de algum evento, mas está com alguma dúvida, clique ali na aba contato e mande sua pergunta 😉

PS: Como foi o primeiro domingo após a abertura das exposições é bem provável que eles ajustem algumas coisas. 

A visita guiada pela exposição ‘Stadt im Mittelalter’ tinha mais de 25 pessoas. Segundo a guia, já estão pensando em adotar uma lista de registro dos interessados e talvez oferecer um segundo grupo, saindo no mesmo horário. Na exposição ‘Stadt der Vielfalt’ havia menos gente para fazer a visita.

A guia foi divertida e didática nas explicações sobre a antiga cidade medieval, além de dar detalhes e contar anedotas que não se encontram em livros 😉 Está tudo bem marcado e sinalizado, permitindo que mesmo o visitante sozinho possa percorrer sem problemas as exposições. 

A carga de informação é bem grande e vale a pena visitar por partes, especialmente se você gosta de saber tudo nos mínimos detalhes. 
(26.8.2012)

8 Responses to “Berlin: 775 anos

  • Que legal, não sabia que Berlin era um "bebê" hahaha muito boa a programação, pena que eu não vou participar de nada porque não estou lá 🙁 fiquei com muita vontade de ir na parte que mostra a cidade na Idade Média.

    beijos!

  • Meu sonho é ainda conheçer Berlin, não sabia que era uma das jovens entre as cidades alemãs.
    Obrigada pelas palavras de carinho lá no meu blog!
    Tenha um ótimo final de semana, abraços

  • Espero que você possa realizar esse sonho em breve 🙂
    Um ótimo fim de semana pra você também!
    Abraços,
    Lu

  • Também estou curiosa para saber, pois dessa época não tem lá muita coisa… Vamos ver como será 😉
    Bjs,
    Lu

  • Lu!
    não tinha a menor idéia que Berlin era uma das cidades mais novas da Alemanha, isso que ja'tem 800 anos e tralala…
    tem cidade aqui com 2000???? vc sabe qual????
    ainda quero conhecer Berlin, como te disse estou tão pertinho e até agora não fui…
    vc tem alguma idéia pra roteiro com crianças??? 🙂
    beijosssss

  • Eu tb não sabia dessa…Visitei a cidade e é linda né?!
    Saudades da Alemanha!

    Beijos,

  • Basicamente as cidades mais antigas se encontram no oeste, sul e sudoeste, locais por onde os romanos 'entraram' no que hoje conhecemos como Alemanha 😉 Nessa categoria estão Trier, Worms, Augusburg, entre outras.
    Ana, tenho idéia sim do que se pode fazer em Berlin com crianças. Mando um e-mail pra vc, OK? caso contrário esse comentário vai virar um post rsrsrs
    Bjs,
    Lu

  • Não sabia que a cidade era 'novinha' rsrsrs?
    Venha matar a saudade, então 😉 É uma boa idéia, não é?
    Bjs,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *