UEFA – Euro 2012

Daqui a doze dias, começa a Eurocopa 2012. Os anfitriões da 14º edição do campeonato são Polônia e Ucrânia.

Não ligo muito pra futebol. No entanto, gosto de assistir torneios que envolvem seleções de diferentes países. Quando tudo corre em paz, é uma festa bonita de se ver, além de ser uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre o país-anfitrião.

Esta será minha terceira Eurocopa na Alemanha. É sempre divertido juntar os amigos de outras nacionalidades para acompanharmos juntos os jogos. Na falta da seleção canarinho, torço para qualquer time, desde que a Alemanha não esteja jogando.

Eurocopa - Comemoração no Ku'damm

©Cerveja e Salsicha

Gosto de ir para locais com telão porque é mais animado e com o calorzinho típico da época, o povo vai pra rua mesmo. Por falar em temperatura, acho que a Alemanha tem um pacto com São Pedro. Toda vez que tem Eurocopa ou Copa do Mundo, o tempo fica bom. Na Copa de 2006, por exemplo, estava todo mundo apreensivo achando que a chuva fosse estragar a festa, que por sinal, era aqui. Dias cinzas, vento frio… até a véspera da abertura, depois foi só calor e sol. Espero que o fenômeno se repita.

A Alemanha vai jogar no grupo B com  Holanda, Dinamarca e Portugal. O horário dos jogos da Alemanha não poderia ser melhor: às 20:45. Veja quando ela vai jogar:
  • 9/Junho – Alemanha x Portugal
  • 13/Junho – Alemanha x Holanda
  • 17/Junho – Alemanha x Dinamarca
Dependendo da colocação, a Alemanha pode jogar novamente no dia 21, se for vice do grupo, ou no dia 22, se for campeã.

A Eurocopa 2012 será a última edição do torneio com 16 equipes. A partir de 2016, quando o torneio será realizado na França, serão 24 seleções disputando a taça.

Você pretende acompanhar a Eurocopa? Pra que time você vai torcer?

Curta a página do Cerveja e Salsicha no Facebook. Lá tem uma lista com vocabulário de futebol em alemão e português. Viel Spaß! 

4 Responses to “UEFA – Euro 2012

  • Bom, é mais para aprender mesmo sobre o país anfitrião, pois não ligo pra futebol também… rsrsr
    beijoss

  • A festa que envolve o futebol é mais interessante que os jogos rsrsrs
    Bjs

  • Ah, adoro. Calorzinho, cerveja, aperitivo e futebol. No primeiro jogo eu vou torcer para Portugal, mas se o time sair de cena é pra Alemanha!

  • É bom, né, Flávia? Espero que o calorzinho continue mesmo porque não quero ver os jogos em casa. Quero ir para um Biergarten ou Strandbar com telão 🙂
    Como o primeiro jogo é contra a Alemanha, sigo minha tradição de torcer para o Nationalelf. Nos outros jogos da chave vou torcer para Portugal.
    Bjs,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *