Eurovision 2012

Quem gosta do clima de festival de música não pode perder o Festival Eurovision da Canção que acontece todos os anos em maio. Organizado pela União Européia de Radiodifusão (EBU, em inglês), o festival traz participantes não só dos países europeus, mas também dos países da África e da Ásia que são membros ativos da EBU.

São 26 vagas no total. Seis países já têm vaga garantida para a final: o país organizador do evento e os ‘cinco grandes’ (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália – os maiores contribuidores financeiros da EBU). As outras 20 vagas são disputadas em duas semifinais.

Eurovision 2012 - Baku, Azerbaijão

Este ano, o festival acontece na cidade de Baku, no Azerbaijão. Dez candidatos já garantiram a vaga para a final e hoje serão selecionados mais dez. No sábado, dia 25, os 26 finalistas se apresentarão e daí sairá o vencedor do Eurovision 2012.

Mais do que a música, acho intressante ver a diversidade que essa mistura de países proporciona. São estilos, rostos e idiomas diferentes. Aliás, no que diz respeito ao idioma, os candidatos podem cantar na língua que desejarem. Na intenção de atingir um público maior, a preferência pelo inglês é quase unânime. Porém, há candidatos que cantam nas suas línguas maternas e ganham o festival, contrariando a idéia que só em inglês é possível ser pop. Em 2007, por exemplo, a candidata da Sérvia foi a campeã cantando em sérvio!

Depois de ganhar em 1982, a Alemanha só venceu novamente em 2010 com a canção ‘Satellite’, interpretada por Lena Meyer-Landrut, mesmo antes de ser apresentada no festival já tocava sem parar nas rádios daqui.

No festival deste ano, a Alemanha estará representada no por Roman Lob, cantando ‘Standing still’.

Que tal o candidato da Alemanha? Dá pra ganhar o título? É esperar até sábado pra ver o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *