Dia dos homens

Quem falou que não existe um dia para os homens? Na Alemanha tem! O dia é comemorado na mesma data da Ascensão de Cristo (Christi Himmelfahrt), que é feriado aqui.
Além dos costumes religiosos, no dia da Ascensão os homens costumavam sair juntos pelo campo para pedir bençãos para a plantação. De benção para a plantação o festejo foi tomando outras formas até chegar aos dias de hoje.

Nos fins do século XIX em Berlin e arredores, a data passou a ser festejada como uma introdução dos rapazes no mundo masculino. A idéia foi se espalhando e especialmente no norte e no leste da Alemanha o dia passou a ser chamado de Männertag (dia dos homens).
Enfeitar bicicletas, tratores, carros e motos faz parte da tradição. Os homens se reunem para fazer trilhas juntos, fazer um churrasquinho, pescar, andar de moto e principalmente beber. Para as bebidas, eles usam reboques ou carrinhos-de-mão e vão bebendo pelo caminho. Outra forma comum de festejar é formar aquele grupo de homens e ir de bar em bar.
Com tanto álcool e tanto homem junto, as estatísticas apontam para um aumento de acidentes de trânsito e brigas. Por isso, a tentativa é dar ênfase em outra comemoração que acontece na mesma data: o dia dos pais. A idéia é fazer uma festa mais ‘família’. Como a Ascensão é sempre numa quinta-feira, muita gente enforca a sexta e já cai direto no fim de semana.  Muitas famílias aproveitam para viajar e passar mais tempo juntas.

Rolam festas ao ar-livre com música e muita diversão. Essas festas não são só para os homens. Mulheres e crianças também podem participar. É uma diversão para o feriado!

Gostou da idéia do dia dos homens?

6 Responses to “Dia dos homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *