Carnaval em Berlin

Mais um feriado se aproxima! No próximo domingo é dia de Pentecostes e na segunda-feira é feriado na Alemanha, ou seja, significa fim de semana prolongado. E nesta data, acontece todos os anos o Karneval der Kulturen (Carnaval das Culturas) em Berlin. São quatro dias de festa com muita música, dança e desfile de blocos.

Em 1996, a Werkstatt der Kulturen, organização sem fins lucrativos, voltada exclusivamente para as artes e eventos transculturais, organizou o primeiro carnaval com a idéia de celebrar e divulgar a diversidade cultural de Berlin. O evento recebeu 50.000 visitantes. No ano seguinte, o número saltou para mais de 300.000 e desde o ano 2000, o evento tem recebido por volta de 1,5 milhões de pessoas.
Durante quatro dias, a área da Blücherplatz e arredores recebe barracas com comidas e bebidas típicas.São montados quatro palcos para shows de música e dança. Cada palco se concentra num canto do mundo. Mas não é só isso. Ainda há uma programação com oficinas variadas para adultos e crianças. Quem pensa que à meia-noite a festa acaba está enganado. Só na rua que ela acaba. Várias festas, oficiais ou não, pegam carona no tema da diversidade cultural e continuam rolando noite a fora pela cidade.
Sábado é o dia do carnaval das crianças com desfile de grupos infantis e uma festa organizada especialmente para os pequeninos e suas famílias.
Karneval der Kulturen - Berlin

©Cerveja e Salsicha

O ponto alto do carnaval é o desfile que no domingo às 12:30. Grupos de 80 nações desfilam por cerca de 3 km, saindo de Neukölln até chegar a Kreuzberg. Tem de tudo: grupo de dança flamenca, de música peruana, de artes marciais, de batuque da África, de samba, … É legal ver e mais ainda fazer parte do desfile.

Na segunda-feira não tem desfile, mas tem premiação para os grupos que desfilaram no sábado e no domingo. São premiados os três melhores grupos, os dois melhores carros e os dois melhores grupos infantis. Além de troféus, os grupos recebem também uma premiação em dinheiro. A festa acaba às 19 horas porque na terça tem que estar tudo limpo e organizado para a vida sem carnaval.
Então fica a dica: estando em Berlin, não deixe de ver o carnaval… pelo menos uma vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *