Walpurgisnacht

Apesar de não ser feriado, o dia 30 de abril é celebrado na Alemanha com música e dança. É a véspera do dia de Santa Walpurga (também chamada Walburga ou Walpurgis). Walpurga, nascida no sul da Inglaterra lá pelos anos de 710 d.C., foi uma abadessa num convento de freiras. Morreu provavelmente por volta de 780. Cem anos depois, foi canonizada pelo Papa Adriano II. É venerada como  santa protetora contra os espíritos maus, as epidemias, a hidrofobia, a fome e a má colheita.

1º de maio - Oranienstraße - Berlin

©Cerveja e Salsicha

Como em muitas outras datas festivas, costumes religiosos e pagãos se misturam. É sabido que os povos germânicos já celebravam nessa data o início do período de temperaturas elevadas. As pessoas se vestiam com máscaras e usavam o fogo para espantar os espíritos maus que ficavam soltos nessa noite. As bruxas se reuniam para dançar no Brocken, a montanha mais alta da cadeia montanhosa do Harz (norte da Alemanha). Daí vem o costume conhecido como Tanz in den Mai (dança na entrada de maio).

 
Segundo a crença popular, a noite de Walpurga (Walpurgisnacht) é ideal para ler o futuro, fazer magias para a proteção e fecundidade. A fogueira não pode faltar nessa noite. Além de afastar os espíritos ruins, quem pula a fogueira ganha proteção e ainda pode fazer um pedido. 
 
Mas 30 de abril é também véspera do dia do trabalhador. Em muitas cidades, o dia é lembrado com passeatas e protestos. Em Berlin, o 1º de maio é marcado pelas passeatas e movimentos politicos da esquerda que acontecem em Kreuzberg. O confronto entre os manifestantes de esquerda e policiais já foi muito mais violento do que é hoje em dia. Mesmo assim, o bicho ainda pega! 
 
A polícia se espalha por toda cidade, inclusive com reforços vindos de outras cidades para garantir um feriado tranquilo. Vários grupos organizam manifestações pacíficas e festas para celebrar em paz o dia do trabalho. Muita gente aproveita o feriado para viajar, especialmente quando dá pra emendar como em 2012.

2 Responses to “Walpurgisnacht

  • que legal saber desta história…
    beijossss

  • Nunca tinha ouvido falar nessa santa antes… O primeiro mês de maio que passei aqui fiquei sabendo sobre Walpurgisnacht e Tanz in den Mai. Aí fui descobrir o porquê do nome 😉
    O sol agora tá com tudo, né? Tá curtindo bastante?
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *