5 dicas para o início do semestre

Depois do feriadão e da chocolatada vem a realidade: fim de férias e hora de ir (ou voltar) à universidade. Além da anisedade normal de início de semestre, quem vai começar os estudos numa universidade alemã passa ainda por uma fase de adaptação a nova vida acadêmica. 
 
Pensando nisso, aqui vão cinco dicas simples:

1 – Visite o campus da universidade antes do início das aulas. Verifique como é a numeração das salas, onde ficam as bibliotecas e o bandeijão, por exemplo, especialmente se você for para uma universidade grande com centros e institutos espalhados pela cidade. Se você não chegou na Alemanha com tempo para fazer esse reconhecimento do local, aproveite a primeira semana de aulas que é mais leve que o restante do semestre.

 

Rostlaube - FU Berlin

©Cerveja e Salsicha

2 – Não perca as sessões de orientação e introdução organizadas por quase todas as áreas de estudos, antes do início das aulas ou logo na primeira semana. É aí que eles passam informações importantes sobre o plano de estudos, regras para os exames, utilização da biblioteca, cursos extras, além de uma visita guiada pelo instituto.
 
 3 – Não deixe de ir ao brunch que alguns grêmios oferecem aos alunos novos. É a oportunidade de conhecer gente nova, saber sobre cursos paralelos e aconselhamento, trocar material e informar-se sobre as atividades sociais do grêmio.
 
4 – A carteira de estudante é ao mesmo tempo um bilhete para a utilzação do transporte público durante todo o semestre. Informe-se para saber a extensão da área na qual o bilhete pode ser usado. A validade dele varia entre regiões e universidades.
 
5 – Pegue a quantidade mínima obrigatória de matérias no primeiro semestre. O mínimo já vai tomar muito do seu tempo no início. É melhor pouco bem feito do que encher sua grade de horários e fazer todas as matérias ‘meia-boca’. 
 
Visite a página do Cerveja e Salsicha no Facebook e leia o mini-dicionário (mini mesmo!) acadêmico. Bom início de semestre pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *