Studienkolleg

Já foi abordado aqui que nem sempre é possível aplicar direto para uma universidade alemã. É o caso de quem tem apenas o certificado de conclusão do ensino médio e ainda não cursou nenhum semestre numa universidade no Brasil. Você precisa, então, fazer uma prova de aferição de conhecimentos (Feststellungsprüfung) em alemão e em matérias específicas da sua futura área de estudos.

Porém, antes de fazer essa prova, é necessário cursar dois semestres do curso preparatório (Studienkolleg). É até possível fazer a prova de aferição de conhecimentos sem ter participado do curso, mas não é aconselhável. O ideal é se candidatar a uma vaga para o curso.

Prüfung

©Cerveja e Salsicha

Para isso, além do certificado de conclusão do ensino médio, você precisa comprovar que seu domínio da língua alemã é suficiente para acompanhar as aulas, ou seja, nível intermediário (B1). Você será então convidado para fazer um exame de admissão (Aufnahmeprüfung) para o curso preparatório. Em geral, esse exame é uma prova de alemão, mas em alguns casos há também uma prova de matemática.

O Studienkolleg é dividido em 4 ou 5 tipos diferentes de curso, de acordo com a área de estudos, e em geral abrange as seguintes matérias:

  • G-Kurs (Ciências Humanas): História, Literatura, Inglês, Estudos Sociais
  • T-Kurs (Ciências Exatas e Naturais): Matemática, Física, Química, Informática
  • W-Kurs (Ciências Sociais e Econômicas): Matemática, Inglês, Economia, Estudos Sociais
  • M-Kurs (Ciências Médicas e Biológicas): Matemática, Física, Química e Biologia
  • S-Kurs (Linguística e Letras): História, Literatura, Inglês, Estudos Sociais

O alemão é matéria obrigatória em todos os tipos de curso. Essa matérias perfazem uma carga horária entre 28 e 32 horas semanais.
Após um ano de estudos, você deve fazer a prova de aferição de conhecimentos (Feststellungsprüfung) que é composta de parte escrita e parte oral. Só então, depois de passar na prova de aferição, você poderá aplicar para a universidade. Caso não seja aprovado, você poderá repetir a prova somente mais uma vez.

10 Responses to “Studienkolleg

  • dificil hem!!!
    afi…
    beijosss

  • Eu não diria difícil. Involve mais tempo, mais papéis pra lá e pra cá. Por outro lado, dá uma base sólida pra quem vai começar a universidade aqui 😉
    Bjs

  • Giulia Bernardes
    3 anos ago

    É pago?

  • Oi Giulia!
    É necessário pagar um taxa semestral que dependendo da instituição de ensino, varia de 100 a 400 Euros por semestre.
    Um abraço 😉

  • Pessoal, como assim ''não cursou nem um semestre numa universidade brasileira'' ? qual a diferença se eu tiver ou não cursado?

    Danke schon

  • Eu tava pesquisando o Freshman course de Aachen pra depois cursar Engenharia, gostei desse porque já oferece acomodação, tutoria, questão do transporte, internato na indústria que é necessário, entre outras coisas que seriam bem difíceis fazer sozinho. Ele tá custando 17500 euros( Acho que vai ser 20000 euros agora em 2016 porque vai incluir comida também) o que chegaria a quase 100000 mil reais aqui no Brasil. Você acha que eu conseguiria alguma ajuda pra pagar esse valor pra pagar esse curso? Você que já mora aí, conhece algo? Qualquer coisa que possa me ajudar a fazer esse curso? Porque eu simplesmente não posso pagar nem 10% desse valor :'(

  • Oi, Edson!
    A diferença é quem não cursou nada na universidade, ou seja, apenas terminou o ensino médio precisar fazer a prova de aferição de conhecimentos.
    Um abraço!

  • Olá, Phellyppe!
    É um valor realmente alto. Existem programas de ajuda e bolsas, mas em geral para os alunos alemães ou da comunidade europeia.
    Talvez fosse mais fácil conseguir uma bolsa daí do Brasil para estudar na Alemanha.
    Boa sorte!

  • Anônimo
    1 ano ago

    Ola, tendo os documentos aprovados no Studienkolleg e ainda necessário realizar uma prova para cursar o mesmo? Obrigada

  • Olá!
    Não sei se entendi bem sua pergunta… Vamos lá: você já recebeu um documento afirmando que deve cursar o Studienkolleg, certo?
    Você deve ter recebido também um 'convite' (na verdade não é convite coisa nenhuma! Você é obrigada a fazer!!) informando sobre a prova de alemão (Aufnahmeprüfung). Mesmo que você já saiba alemão e tenha até uma certificado de proficiência é necessário fazer esta prova.
    Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *