Semana Santa

Domingo de ramos (Palmsonntag)… Para o comércio, a Páscoa já começou há muito tempo. Logo na quarta-feira de cinzas, as lojas e supermercados estavam cheios de ovos de Páscoa, chocolates, coelhinhos, pintinhos e outros enfeites. Apesar de toda comercialização da data, alguns costumes permanecem. Para iniciar a Semana Santa (Karwoche), que tal saber como esse período é celebrado na Alemanha? 

As festividades da Páscoa estão ligadas à religiosidade da família, bem como a importância dada a certos costumes. Nas regiões e nas famílias religiosas, o domingo  antes da Páscoa começa com a benção dos ramos (Palmweihe) verdes de árvores da região, já que palma de verdade não é típica da Alemanha, e depois uma procissão que leva a cruz até a igreja. 
 
Gründonnerstag, como a quinta-feira santa é chamada aqui, era o dia que os pecadores, durante a Idade Média, após cumprirem o período de jejum e penitência, podiam entrar novamente na igreja. Eles se vestiam, então, de verde (grün) sinalizando o arrependimento. Seria essa a explicação para o Gründonnerstag (uma quinta-feira verde!)? Alguns estudiosos dizem que não.  Esse grün seria uma corruptela do verbo greinen (lamentar), o que também faz sentido. Independente da origem, especialmente nas famílias religiosas é costume comer espinafre e agrião neste dia.
 

O nome da sexta-feira santa em alemão, Karfreitag, tem origem na palavra karc (alto alemão médio) que significava tristeza, lamento. Com a evolução da língua, acabou ficando só kar que aparece em outras palavras aqui no texto. Notou? Tradicionalmente, é dia de comer peixe.

Ovos pintados a mão

©Cerveja e Salsicha


Pelo nome, Karsamstag, já dá perceber que o sábado ainda é dia de tristeza e lamento. Para muitos alemães, o sábado de aleluia é dia de preparativos: fazer compras para o feriado, deixar o cordeiro no molho, assar bolos típicos da Páscoa (leia até o final) ou simplesmente se divertir junto com as crianças pintando ovos. É dia também de esconder os ovos de Páscoa (Osterei) pela casa ou no jardim. Em muitas regiões ainda há a fogueira da Páscoa (Osterfeuer).

O domingo de Páscoa (Ostersonntag) começa com um café-da-manhã em família. Logo depois, as crianças vão à procura dos ovos que o coelhinho da Páscoa (Osterhase) ‘escondeu’. A família se reúne com parentes próximos para festejar. As crianças recitam versinhos ou cantam músicas com o tema da Páscoa. Além de chocolates, ovos (cozidos e pintados) e enfeites, dar flores de Páscoa (Osterblumen) é um presente bastante comum. Recebem esse nome as flores que nascem logo no início da primavera:  tulipas, narcisos, jacinto, entre outras.  
 
A segunda-feira de Páscoa (Ostermontag) é feriado na Alemanha. É dia de passear, visitar feiras (se tiver alguma por perto) e mais uma vez se reunir com a família. Como as crianças têm de duas até três semanas de férias (Osterferien) nesse período, muitas famílias aproveitam para viajar.
 
Você celebra a Páscoa? Como? 
 
Visite o Cerveja e Salsicha no Facebook e pegue uma receitinha para sua Páscoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *