Haltestelle

Haltestelle é a parada de ônibus ou de bonde. A placa de parada faz parte da sinalização de trânsito. Por isso, as paradas na Alemanha são indicadas sempre com a mesma placa (veja a foto). Cada parada tem um nome, geralmente, de algo que esteja bem próximo ao ponto e que sirva de referência: uma estação de trem ou metrô, uma rua ou um local público. Nunca foi tão fácil saltar no ponto certo.

H de Haltestelle - símbolo das paradas de ônibus e bondes

©Cerveja e Salsicha

As paradas podem ter formas e tamanhos diferentes, mas mesmo a mais simples terá uma tabela com os horários dos ônibus e bondes que passam por aquele ponto. A tabela indica, ainda, as próximas paradas até o fim da linha e, em alguns casos, até mesmo o tempo que leva entre cada uma delas.

Se na tabela marcar que o ônibus passa às 14:37, por exemplo, o horário não será arredondado pra 14:35, nem pra 14:40. Em cidades grandes e em trajetos com muito trânsito, pode ser que o ônibus ou bonde passe fora do horário. Em geral, essa diferença é coisa de dois ou três minutinhos. O horário pode ser cumprido com uma pontualidade de quase 100% porque os motoristas de carros particulares não atravancam as faixas exclusivas para ônibus nem os trilhos dos bondes. E se um ou outro faz isso, os motoristas de ônibus e condutores de bondes não pensam duas vezes: metem a mão na buzina ou na sineta. Afinal, a preferência é deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *