Faxina geral

Com a chegada da primavera, muita gente planeja uma faxina geral na casa, conhecida como  Frühjahrsputz

Frühjahr

©Cerveja e Salsicha

Utilizada como sinônimo de primavera, a palavra Frühjahr se refere ao período do ano quando a natureza ‘desperta’, a umidade do solo desaparece e a temperatura começa a subir. Ou seja, não é aquela coisa oficial embutida na palavra primavera (Frühling), com data marcada para começar e acabar. A segunda parte da palavra vem do verbo limpar (putzen). Apesar do uso ultrapassado, o verbo significa enfeitar também.

O costume dessa faxina, vem de quando aquecimento ainda era feito em fornos com carvão. A fuligem e a poeira se acumulavam durante todo o inverno. Só quando não era mais necessário aquecer é que a casa era toda aberta, arejada e uma faxina geral era feita para se livrar do pó acumulado. Hoje em dia, com aquecedores mais modernos, não é necessário fazer uma faxina dessas. Mesmo assim, esse costume ainda tem a sua lógica.

Teoricamente, não é mais época de neve e frio, então é hora de lavar e guardar as roupas de inverno, limpar vidraças, preparar vasos para novas plantas e levar as plantinhas que sobreviveram do ano anterior para o lado de fora, por exemplo. Com menos umidade, muita gente aproveita para lavar as cortinas e pintar a casa.

Na verdade, a casa sai da ‘hibernação’ e se prepara para a ‘nova’ vida, mais quentinha, colorida e que, com sorte, se estende até o final de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *