Dúvida na escolha?

Se você leu o post sobre o acesso às universidades, sabe que para aplicar para a vaga certa é necessário verificar a equivalência dos estudos feitos no Brasil. A oferta de instituições de ensino superior na Alemanha é grande: até o último semestre eram mais de 400 instituições do Estado ou reconhecidas por ele. Como escolher uma entre tantas?

Por instituição de ensino superior entende-se: universidades, universidades de ciências aplicadas e escolas superiores de artes ou de música, por exemplo.

Uma universidade (Universität) abrange várias áreas do conhecimento. Seu foco é voltado para pesquisas. Além de bacharelado e master, a universidade é a única instituição que pode oferecer programas de doutorado, bem como outorgar o título de doutor.

A universidade de ciências aplicadas (Fachhochschule), por sua vez, abrange um número menor de áreas do conhecimento, focando em áreas mais técnicas. A ênfase dos cursos é na prática, orientados para o mercado. Assim como na universidade, é possível fazer um bacharelado ou um master. Já os programas de doutorado só podem ser oferecidos em parceria com uma universidade, a qual irá outorgar o título de doutor.

As escolas superiores de artes (Kunsthochschule) ou de música (Musikhochschule) oferecem cursos nas áreas correspondentes. A aplicação para uma dessas escolas tem uma exigência a mais do que os outros tipos de instituição de ensino superior: é a prova de aptidão, chamada de Eignungsprüfung.

Juntas, as intituições de ensino superior oferecem mais de 13.000 cursos diferentes. Sabendo qual é o tipo de instituição que se encaixa melhor com o que você quer, fica mais fácil escolher um curso. Dois endereços muito úteis para pesquisar são o DAAD e o Hochschulkompass. É possível filtrar o resultado das pesquisas por tipo de instituição e localização. Vale também visitar a página oficial da instituição onde pretende estudar e ver o perfil do curso. De uma instituição para outra, o mesmo curso pode ter um enforque bem diferente.

4 Responses to “Dúvida na escolha?

  • Bacana essas informações que vc esta colocando…
    beijoss

  • Obrigada pelo retorno, Ana!
    Como estão os preparativos? 😉

  • Olá, meu nome é Edmar e estou a mais ou menos dois meses aqui na Alemanha.Estudando o idioma para buscar uma vaga na universidade, pretendo fazer Relacoes Internacionais em Darmstadt.

  • Oi, Edmar
    Tudo bem? Legal saber que você está estudando para buscar uma vaga na universidade! Posso ser útil em alguma coisa? Você vai aplicar para a Hochschule Darmstadt?
    Aproveite bem esse tempo antes de iniciar a universidade para estudar a língua. Depois o tempo acaba sendo curto para se dedicar somente ao alemão 😉
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Um abraço,
    Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *