Begrüßungsgeld

Num post anterior, falei sobre o registro de moradia e sua obrigatoriedade. Hoje o assunto é o dinheiro de boas-vindas: Begrüßungsgeld.

Ao se registrar, é necessário informar se o registro é da moradia principal ou da secundária. Atrelados à moradia principal estão zona eleitoral, impostos e carteira de identidade.

Por cada habitante que registra seu endereço como moradia principal, a cidade ganha um subsídio do estado a que pertencem. Como o ingresso na universidade significa para uma grande parte dos estudantes mudar de cidade, entra a questão de moradia principal. Muitos continuam registrados na casa dos pais e declaram a nova cidade como sendo moradia secundária. Em alguns casos, além de terem que pagar imposto sobre moradia secundária, eles não têm o direito de receber o dinheiro de boas-vindas oferecido por muitas cidades.

dinheiro de boas-vindas (Begrüßungsgeld), também chamado de auxílio-mudança (Umzugsbeihilfe), é um incentivo para os estudantes registrarem o endereço na nova cidade como moradia principal. Cada cidade decide se paga ou não esse incentivo, a frequência e o valor do pagamento. Estudantes que se registram pela primeira vez em Berlim, por exemplo, recebem um pagamento único de 100 Euros. Algumas cidades não pagam em dinheiro, mas dão vale-compras ou coisas do tipo.

Estudantes estrangeiros também têm direito ao dinheiro. Para dar entrada no pedido é necessário apresentar carteira de identidade ou passaporte, comprovante de matrícula na universidade e o formulário preenchido. O dinheiro é depois depositado na conta corrente. Estudantes de universidades privadas não tem direito ao dinheiro. Também não recebe quem continua com a moradia principal na mesma cidade onde vai estudar.

O que você acha desse dinheiro de boas-vindas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *