Acesso à universidade na Alemanha

Você quer estudar numa universidade na Alemanha? Então comece a planejar com antecedência porque os prazos para aplicação encerram muito antes do início do semestre. Quem vai começar agora em abril, por exemplo, aplicou no máximo até meio de janeiro.

O ano na universidade é dividido em semestre de verão/Sommersemester (abril-setembro) e semestre de inverno/Wintersemester (outubro-março). O prazo de aplicação para o semestre de verão encerra no meio de janeiro; para o inverno, no meio de julho. Esses prazos são uma referência, pois dependendo do curso e até da universidade, eles podem variar.

HZB – Hochschulzugangsberechtigung
Esse nome enorme significa o direito de acesso à universidade. É a primeira coisa que você deve saber quando começar a planejar seus estudos na Alemanha. Existem várias formas de ter acesso aos estudos universitários com diversas variantes. Vou tomar por base, um/a brasileiro/a que estudou numa escola brasileira.

Quem tem apenas o certificado de conclusão do ensino médio/segundo grau, precisa frequentar um curso preparatório de dois semestres. Ao final, é feita uma prova para certificar que o candidato possui o nível necessário para a admissão na universidade.

Quem já cursou pelo menos dois anos numa universidade, não precisa de curso preparatório. Pode aplicar para cursos do bacharelado, mas somente na mesma área de estudo do curso feito no Brasil. Então não rola fazer dois anos de Administração e querer aplicar para Veterinária, né?

Quem tem o certificado de conclusão do bacharelado/licenciatura (mínimo de quatro anos de estudo) feito no Brasil, pode aplicar para qualquer curso de bacharelado ou para o master. Alguns cursos de master aceitam candidatos de qualquer área; outros, somente de áreas afins.

Mais informações sobre equivalências de certificados podem ser  acessadas através dos sites uni-assist e anabin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *